Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

VXVIII Simpósio Jurídico

Edição nº 1444 - 12 Dezembro 2014

Advogados Jamil e Maria Salete recebem homenagens e dois neo advogados, as suas carteiras Os advogados da cidade reuniram-se na quarta-feira 10, no plenário da Câmara  Municipal para o 18º Simpósio Jurídico, promovido pela 116ª Subseção da OAB de Sacramento, sob a presidência do advogado José Rosa Camilo. A solenidade teve três pautas importantes: homenagem aos advogados Jamil Salim Leme e sua esposa, Maria Salete Cabral e Leme, pelos 50 anos de formatura em Direito; entrega de carteiras da OAB a dois neoadvogados, Ana Letícia Silva, paraninfada pela tia,  Sra. Maria Augusta de Jesus, e Henrique Vilela de Almeida Borges, paraninfado pelo seu pai, o advogado José Carlos Rodrigues Borges e palestra proferida pelo advogado, Sérgio Murilo Diniz Braga, Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais. Presenças registradas, além dos familiares dos bachareis e homenageados, da advogada Ivone Regina Silva,  Conselheira Seccional da OAB e Coordenadora Subseccional da Escola Superior da OAB-MG e Conselheira Seccional; presidente da Câmara, José Maria Sobrinho;  Ricardo Alexandre da Matta, representando o prefeito Bruno Cordeiro, e  diretores da OAB local.

 

O exemplo de Jamil e Maria Salete na advocacia 

 À Advogada  Ivone Regina Silva, coube a saudação aos homenageados da noite, os  advogados  jubilares Jamil Salim Leme e Maria Salete Cabral e Leme, pelos 50 anos de formatura. 

“- A advocacia é uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento,  haja vista que todo homem é dotado de direitos e obrigações e, cumprindo com rigor o juramento que prestaram há 50 anos diante  de mestres, colegas, familiares e amigos, Dr. Jamil e Dra. Salete realizaram um trabalho conjunto como suas vidas no dia a dia”, disse.

Dirigindo-se a Dr.  Jamil, ressaltou: “Na personalidade diversificada de Dr. Jamil,  na seara do Direito, a que mais nos chama a atenção é a do parlamentar, do orador ágil,  astuto e do argumento demolidor contra o adversário. Sobretudo, o papel de debatedor para o qual não necessita abrir mão de sua boa educação parlamentar para fustigar o contendor. Assim, homenageá-lo, Dr. Jamil,  é recolher de sua personalidade a grande lição que se resume em não poder haver advocacia, política e políticos sem honra e sem dignidade”.

“E ao final – prosseguiu a oradora - vivendo a vida pública, vislumbra-se às vezes em Dr. Jamil, a figura do homem duro e de fala aberta. Mas em outra face, vê-se o homem de fino trato, de imensa capacidade para conquistar pessoas, de respeitar e ser respeitado, demonstrando franqueza e lealdade, merecendo, pois, todas as reverências que lhe prestamos”, frisou. 

A advogada entregou-lhe,  com o presidente José Rosa e Sérgio Murilo,  um cartão com os dizeres: “Dr. Jamil, homenageá-lo é recolher de sua personalidade a lição de sabedoria de que,  o exercício da advocacia, da política  ou de qualquer  função pública, exigem honra e dignidade”.

Na saudação a advogada Maria Salete, Ivone, destacou o seu trabalho na educação e no serviço público pós aposentadoria como professora. “Salete  escolheu também o Direito e, mesmo  não o exercendo publicamente,  calçando as sandálias da humildade, descobriu que o exercício da advocacia exige extrema prudência, espírito público e humanista, equilíbrio, serenidade, ética, mas acima de tudo, simplicidade’’. 

Ivone afirmou que a advogada Maria Salete engradeceu os cargos que ocupou. “Há mulheres, caros colegas, que se engrandecem com o cargo que ocupam. Há outras que engrandecem o cargo ocupado. Dra. Salete é uma delas. Só quem com ela conviveu ou convive,  pode tentar descrever a sua grandeza, sobretudo a nobreza de sentimentos e sua honradez. Elegante no trato, ciosa com o bem público e coerente em todos os seus atos, além de correta e sábia. Muito mais é admirada como ser humano imenso e indefinível. São estas as razões da emoção e do orgulho que nos envolvem nesta justa e merecida homenagem”, disse.

Os advogados Jamil e Maria Salete ouviram também palavras elogiosas do presidente José Rosa Camilo e do orador Sérgio Murilo  Diniz Braga. 

Emocionado, mas com o gáudio dos grandes advogados, Dr. Jamil agradeceu também em nome da esposa,  a homenagem dos colegas de profissão. “É de excepcional importância para nós a homenagem que a OAB de Sacramento nos presta, e quero  esclarecer que se logrei êxito na advocacia, muito devo à minha mentora que é a Salete”, reconheceu. 

 

Afirmou mais Jamil que “essa homenagem é para nós mais valiosa que o mais alto e destacado cargo, mais preciosa que as maiores riquezas. As palavras generosas dos oradores, as palmas calorosas e a presença dos amigos, ficarão para sempre rememoráveis em nossos corações. Foi neste meio, neste ambiente, nesta terra querida que fizemos nossa formação moral e intelectual, que adquirimos cidadania”, disse e depois de parabenizar os neoadvogados,  concluiu afirmando: “Lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais”. 

 

Estar presente no dia a dia dos advogados

O advogado Sérgio Murilo Diniz Braga, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais foi o orador da noite no Simpósio Jurídico, passando à classe informações relativas aos serviços prestados pela Caixa, as novidades e inovações que hão de vir. Saudou os novos advogados, falando sobre a importância de estarem ligados à OAB e, nesse aspecto, agradeceu as palavras emocionadas do presidente José Rosa Camilo, que o agradeceu pelo carinho de sair de Belo Horizonte e vir visitá-lo no hospital em Uberaba. Sérgio Murilo destacou: ‘‘Este é o papel da OAB, estar presente no dia a dia dos advogados”. 

 

Em entrevista ao ET, Sérgio Murilo, que já esteve na cidade outras vezes, destacou que estava trazendo a todos uma palavra de esperança. “Nossa mensagem é sempre de esperança, pois temos que entender que, apesar das dificuldade que vivemos hoje no país, dificuldades de ordem econômica, de crescimento mínimo, de tantas denúncias, temos que deixar,  sobretudo,  para os jovens uma mensagem de esperança,  de dias melhores e, a todos os advogados, dizer-lhes que a perseverança,  a ética e a intransigente defesa das prerrogativas fará deles grandes profissionais. Para a sociedade sacramentana, deixo o meu abraço, o meu carinho e afeto, porque sempre fui recebido em Sacramento com muito carinho e dizer-lhes que a OAB está aí com os advogados à disposição dessa sociedade tão acolhedora”. 

 

OAB ganha dois novos advogados 

 Os jovens Ana Leticia Silva e Henrique Vilela de Almeida Borges são os dois novos associados da OAB local, que receberam o carinho dos familiares, amigos e dos novos colegas do meio advocatício. Além das carteiras e presentes, receberam também a homenagem da OAB nas palavras do presidente da OAB local, José Rosa Camilo, e da conselheira, Ivone Regina Silva que desejou uma longa jornada aos neoadvogados. 

“- Às vezes, ela se apresenta amena,  tranquila e cheia de vitória, outras vezes, nos ferimos  na caminhada, nos extenuamos e até desanimamos.  Temos de buscar nossa força no ideal e na consciência limpa e tranquila. Temos que endurecer quando necessário  para a defesa do interesse público, mas sem jamais perder a ternura de enxergar e respeitar o ser humano. Parabéns!”

 

Ana Letícia é filha de Leily Maria de Jesus Silva   e Paulo Isaías Silva, e, Henrique, filho de Jose Carlos Rodrigues  Borges e de Maria Cristina Vilela de Almeida Borges.