Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Vizinhos Protegidos revitalizam bairro

Edição nº 1443 - 05 Dezembro 2014
  • O Residencial Skaff é o primeiro bairro a implantar na cidade a Rede de Vizinhos Protegidos (RVP) um agrupamento de moradores vizinhos que, através de ações voluntárias se unem em prol da segurança de suas casas, em parceria com a Polícia Militar. 
  •  A iniciativa foi da moradora Suely Alves Moreira, uma campo-grandense que chegou do Mato Grosso do Sul há 13 anos e desde então reside no bairro, que define como, “o bairro do meu coração, porque é o bairro onde resido desde a minha chegada à cidade”.
  • Sobre a iniciativa de organizar a RVP, Suely justifica a grande incidência de roubos e furtos no bairro.  “Só no mês de outubro, houve 19 ocorrências de assalto no bairro Skaff”, revela, justificando a ação. “Por isso vimos que teríamos que tomar uma atitude, exercer a cidadania e defender os nossos lares. Precisamos mostrar que a sociedade está atenta ao que está acontecendo. Saímos da nossa zona de conforto, do nosso sofá, arregaçamos as nossas mangas para limpar o nosso bairro de todo e qualquer mal. E a principal iniciativa foi fazer essa parceria com a PM criando a Rede de Vizinhos Protegidos”, justificou. 
  • Abandonada há muitos anos, com mato crescendo, árvores sem poda, bancos quebrados e o parquinho completamente depredado, a praça do bairro foi o primeiro local a receber intervenção dos vizinhos solidários. “Assumimos a revitalização da praça. Agora é a prefeitura recolher o lixo, podar as árvores para melhorar a iluminação à noite, pintar o meio-fio de branco, trocar as cinco lâmpadas queimadas, trocar os bancos quebrados, serviço que é de responsabilidade do poder público. De nossa parte, também fazendo muita casa, é uma ação comunitária. Vamos restaurar o coreto com a ajuda da Casa Franca que nos doou a tinta, um pintor vai pintar  o coreto e trocar as telhas. Tudo isso é para que nós moradores, possamos desfrutar da praça”, destacou. 
  • Há planos ainda mais arrojados. Os moradores já preparam a apresentação de uma Cantata de Natal, a Noite do Pastel, decoração com enfeites recicláveis em toda a praça. “Convidamos os vizinhos para participar e colaborar, pois queremos fazer a cada quinta-feira, uma atração na praça”, diz mais Suely.
  • E o maior apoio para incentivar a RVP vem de uma moradora especial do bairro, a Sargento Edna, que elogia a iniciativa dos moradores. “A Rede de Vizinhos Protegidos é um projeto da PMMG em todo o Estado e aqui nós fomos solicitados pelos moradores que acederam ao projeto e já estamos na 4ª reunião, com nove células formadas, cada uma com cinco vizinhos ligados pela proximidade das casas, temos os apitos e  as placas de monitoramento. Cada célula realiza a sua reunião e depois nos reunimos na sala de reuniões da Polícia Militar”, explica.  
  • Finalizando, Suely diz que os vizinhos são protegidos pela sargento Edna. “Ela está sempre presente nas reuniões mensais e a próxima será dia 10 de dezembro, com mais células aderindo à rede. Enfim, a RVP é o socorro que mora ao lado”, concluiu, criando já o slogan. 
  • Parabéns aos moradores, como já dizia o velho Castro Alves em um de seus belos poemas, “A praça é do povo”.