Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Tempo de Natal

Edição nº 1445 - 24 Dezembro 2014

Certamente uma das épocas mais emocionantes do ano. O Natal está chegando para deixar que o amor invada os nossos corações e que possamos ter momentos de congraçamento com todos aqueles que nos são queridos.  A preparação para a chegada  é sempre muito requintada nas cores  imperando o vermelho, o dourado, laços e fitas, brilho e luzes, muitas luzes.  E dentre os tantos símbolos deste tempo natalino, está o presépio, motivos natalinos em muitas casas, estabelecimentos comerciais, igrejas. 

E, qual seria a origem do presépio, símbolo de singeleza e humildade? O primeiro presépio de que se tem conhecimento foi montado em 1223, em   Greccio, na Itália. Lá, Frei Francisco, o pobrezinho de Assis, teve as regras de sua ordem aprovadas pelo Papa Honório III. Depois disso, uma nova inspiração:  quis reviver o momento do nascimento de Jesus. Numa noite fria reuniu frades de longe e pessoas dos arredores da cidade, Francisco pediu ao amigo Giovanni se poderiam celebrar o Natal ali e se ele poderia prepara um ambiente propício pra tão importante solenidade. E assim Giovanni fez. Quando Francisco  chegou, o cenário estava pronto, como ele mesmo orientara. Uma gruta simples, sem imagens, requintes, com animais e uma manjedoura. Aquela cena comovente fez resplandecer a simplicidade evangélica, remeteu à pobreza, transmitiu humildade como Francisco queria, e como o próprio Menino Deus. O local virou refúgio de Francisco, onde ia rezar muitas vezes. Dela, a tradição de montar o presépio espalhou-se por todo o mundo.  

(Jornal Metropolitano)

 

Natal Iluminado

A exemplo de anos anteriores, vem ganhando força o costume de se iluminar as casas no mês de dezembro. Este ano, além da tradição do Natal Iluminado de vitrines das lojas, rua central e praça Getúlio Vargas, várias famílias enfeitaram com luzes as fachadas de suas residências. O Maria Rosa foi este ano o que mais teve fachadas iluminadas, proporcionando ao bairro um clima de Natal mais bonito.