Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Simpósio Nacional das Águas em Uberaba

Edição nº 1416 - 30 Maio 2014

Uberaba sediou no dia 28, o I Simpósio Nacional Águas e o Futuro do Setor Industrial, evento promovido pelo Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU), Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) e Prefeitura, que teve como objetivo, discutir os desafios da indústria no cenário de escassez de água,  recurso fundamental para o processo de produção e ampliar o debate sobre as tecnologias que oferecem condições de produzir em maior escala, com menor consumo de água, enfim, mobilizar autoridades, empresários, executivos, técnicos e para buscar alternativas sustentáveis para o uso da água nos processos industriais.

O  simpósio foi aberto na quarta-feira, com palestra  proferida pelo idealizador e articulador do HidroEX, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues,  que falou sobre “O desafio da água e o papel do Hidroex no contexto brasileiro. O Instituto  HidroEX,  idealizado e articulado por Nárcio Rodrigues  foi implantado  pela UEMG, em Frutal, que recebe agora a sede da Fundação Unesco HidroEx. Hidro (água) Ex (excelência), tem a  finalidade de gerar pesquisa e capacitação no uso sustentável dos recursos hídricos, direcionados a segurança alimentar e a sustentabilidade do planeta. 

Minas Gerais é considerado a caixa d'água do país. O Estado é composto por 8,3% de rios, lagos naturais e artificiais, além de 17 bacias hidrográficas, que banham quase 67% do território. O município de Frutal foi escolhido para ser a sede da Unesco HidroEX, para  atuar em pesquisas sobre recursos hídricos no Brasil e na América Latina. De acordo com Nárcio, “a região é estratégica, pois o Estado está às margens do Rio Grande, afluente do Rio Paraná. A terra está na bacia do Prata, em cima do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água subterrânea do planeta. Tudo isso com diversidade de uso, da geração de energia à produção agropecuária”.

Outras palestras e debates se seguiram até a quinta feira, abordando diversos temas:  “Abes - Saneamento e Futuro”, “O atendimento à indústria”, “Fenômenos meteorológicos e oferta de água no Sudeste brasileiro”,  “Programa Produtor de Águas – um modelo ambiental coerente para se atingir sustentabilidade”, “O cenário nacional do uso da água como fator de produção e sustentabilidade”, dentre outros.