Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Samba Viva! Sacramento: Hotel será inaugurado em fevereiro

Edição nº 1445 - 24 Dezembro 2014

As obras do novo hotel da cidade, o Samba Viva! Sacramento estão em fase de acabamento, com data prevista para inauguração em fevereiro próximo. A informação foi prestada ao ET pelo gerente geral do empreendimento, Fábio Belletti, radicado na cidade para assumir o hotel desde o final da obra, juntamente com a engenheira residente, Elaine Cristina de Castro Paula.

 “- Trazemos para Sacramento uma proposta de hotelaria moderna em todos os aspectos, oferecendo além de hospedagem, também lazer e diversão, ou seja, vem para cobrir uma lacuna que existia em termos de entretenimento e estadia. É um conceito que vai além do visual, porque proporcionamos uma hospedagem lúdica e marcante na medida certa. O nome Samba Hotéis traz em seu conceito a brasilidade, alegria e harmonia que são representados desde as estruturas físicas, até aos nossos turistas, colaboradores e no relacionamento com o investidor,”. 

Detalhando, Belletti explica que o hotel oferece piscina, jogos, academia, além de restaurante e espaço para eventos. “O lúdico remete a um hotel temático, porém na medida certa. Nas áreas de recepção e restaurante, lá estarão representadas, fisicamente, as características do samba. No caso de Sacramento, por exemplo, o pandeiro, o chapéu, o calçadão de Copacabana, que são detalhes que vão caracterizar os espaços, inclusive os apartamentos, ou seja, as características estarão presentes tanto na estrutura quanto nos serviços, que serão diferenciados, com nosso pessoal extremamente bem treinados”. 

No hotel, as áreas de lazer serão de uso exclusivo dos hóspedes, já o restaurante, a academia, para mensalistas, e o salão de eventos, com capacidade para cerca de 150 pessoas, serão abertos à sociedade.  

Belletti informa que a administração do Samba Viva! Sacramento será inteiramente da empresa Samba Hotéis, que conta com uma logística humana muito experiente, com escritórios baseados em São Paulo e Belo Horizonte, tendo como presidente, Guilherme Castro, que administra a rede com diretores de qualidade, financeiro e RH e ele próprio, em Sacramento, fazendo toda a gestão operacional e estratégica, juntamente com o escritório de BH. 

De acordo com o administrador Belletti, depois de firmado o contrato com os investidores, o projeto passou a ser gerido pela rede Samba Hotéis, que conta com duas marcas: Samba e Bossa Nova Hotéis, destinadas a empreendimentos de padrão “upscale” e “upper midclass', respectivamente. “Trata-se da primeira operação da rede Samba e Bossa Nova Hotéis”, explica. 

O lançamento do empreendimento aconteceu no dia 18 de janeiro de 2013, durante o 47º Encontro de Evangelização de Espíritos e contou com as presenças do empresário Mauro Mendes, da Construtora Tempo, empreiteira responsável pela obra física, e os investidores  Américo André Júnior, de BH e   Rui Salgado Filho, de Ribeirão Preto. 

O acordo selado entre as partes, em troca da cessão da área de 4.620 m² pela Fundação Lar de Eurípedes aos investidores, a entidade recebeu uma contrapartida de dez apartamentos. 

O empreendimento, idealizado por dez investidores amigos da Fundação Lar de Eurípedes e projetado pela arquiteta Francine França Amui tem 80 apartamentos divididos em três categorias. 

Por ocasião do lançamento, os investidores justificaram que “a ideia não nasceu por acaso, mas depois de um estudo e de vivência de situações, pesquisa de mercado sobre a realidade, potencialidades e necessidades de Sacramento. Antes de tomarmos essa iniciativa, fizemos um estudo da hotelaria da cidade. Assim, o hotel nasceu para suprir as necessidades das cidades emergentes no turismo. E por que não vir para Sacramento, que tem essa potencialidade turística?”. Veja abaixo outros dados técnicos sobre o empreendimento. 

 

Mão de obra 100% de Sacramento

Outra boa notícia dada pelo administrador Fábio Belletti é que a mão de obra utilizada no hotel ao entrar em funcionamento será toda sacramentana, “Excetuando eu na gerência, os demais funcionários são todos sacramentanos. Não tem porque usarmos a cidade para um empreendimento deste porte e não trazer retorno. Nosso padrão requer valorização da mão de obra local”, justifica.

O Samba Hotel empregará de início 25 pessoas, já previamente selecionadas, para iniciar o treinamento em janeiro. “Nosso objetivo é que o hotel entre em operação totalmente alinhado à proposta da rede Samba Hotéis.  Nossa equipe profissional, liderada pela diretora de Qualidade, Andrea Castro, peça chave para este tipo de treinamento, vem de BH para proporcionar esta capacitação aos funcionários contratados”, informou mais o gerente.

 

A mão de obra local também está sendo empregada na construção. De acordo com a engenheira residente, Elaine Cristina, que está em Sacramento desde setembro de 2013, a obra emprega 70 pessoas, sendo mais de 50 pessoas e empresas de Sacramento, citando como  exemplo a empresa do engenheiro Fabiano Amâncio, responsável pela parte civil e hidráulica e Guilherme Rezende (NetTel), responsável pela parte elétrica e lógica. 

 

Um mega investimento de R$ 6,5 milhões

Falando sobre o investimento, Elaine Cristina apresenta alguns dados técnicos da obra. “São 80 apartamentos divididos em três categorias, com uma capacidade máxima em torno de 180 pessoas,  com um custo inicial de R$ 6,5 milhões. Temos uma área construída de 3.350 m² e mais 1.070 m² de área verde, lazer e estacionamento para 80 veículos. Tudo com materiais de primeira linha” – informa. Na avaliação da engenheira, o Samba Viva! Sacramento é um empreendimento considerado, dentro da categoria hoteleira, top.

 

Em pleno desenvolvimento dentro do ramo da hotelaria, a empresa Samba Hotéis conta, atualmente, além do Samba Viva! Sacramento, com outros três hotéis já em construção, o Samba Viva! Ouro Preto, o Guaratuba Beach Club By Bossa Nova, no litoral paranaense e o Samba Village Orlando, que é um long stay na Flórida (EUA).  Segundo ainda Fábio Belletti, dois novos hotéis da rede serão construídos, o Samba Viva! Itabirito e Samba Itaúna Acqua Resort, além de projetos em desenvolvimento no nordeste e no exterior.