Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Rio vai sediar 'Encontro Nacional' sobre Carolina Maria de Jesus

Edição nº 1441 - 21 Novembro 2014

Uma obra inédita e pouco explorada da vida da escritora sacramentana, Carolina Maria de Jesus, está sendo conhecida agora através do Projeto 'Vida Por Escrito' – Organização, classificação e estabelecimento do arquivo de Carolina Maria de Jesus, do professor doutor em literatura, Sérgio Barcellos, que será apresentado no 'Encontro Nacional em Torno de Carolina Maria de Jesus - Para Além dos Diários'. 

O encontro reunirá no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 próximos, pesquisadores da obra da escritora, oriundos de diferentes partes do país, para debater a importância e a urgência em revelar essa parte ainda pouco explorada de sua rica obra literária, que vali além de seus romances mais conhecidos. De acordo com o Prof. Sérgio Brcellos, Carolina escreveu poemas, romances, contos, provérbios, músicas e peças teatrais.

O 'Projeto Vida Por Escrito' foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Negra, entre dois mil inscritos. Pelo projeto, o pesquisador esteve em Sacramento e organizou, no Arquivo Público Municipal, com a acadêmica Eliana Villas Boas e Alba Araújo, funcionária do arquivo, todo o acervo original da escritora: cerca de 14 cadernos com sua caligrafia contando as histórias vividas através de um diário que originou sua obra mais conhecida, 'O Quarto de Despejo'. 

O acervo é tão precioso e tão raro que o Prof. Sérgio, em entrevista ao ET, em novembro último, ficou muito preocupado com as constantes exposições dos cadernos nos eventos realizados sobre o centenário de Carolina. “Olha, deixar esses cadernos expostos sem uma redoma de vidro a prova de arrombamento, é uma temeridade, isso é inconcebível”, lamentou.

 

Dois sacramentanos participam do encontro como convidados

A abertura do Encontro acontecerá no dia 26 de Novembro de 2014, às 19h, no Auditório Cartola, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – Campus Maracanã), com a apresentação da peça teatral, 'Carolina, O luxo do lixo', um espetáculo baseado no livro Quarto de despejo, de Carolina, adaptação e interpretação do ator Wilson Rabelo e direção de Denise Zenicola. 

O segundo dia do Encontro será marcado pela realização de mesas-redondas com os professores e pesquisadores: José Carlos Sebe Bom Meihy (USP e Unigranrio), Valéria Rosito (UFRRJ), Raffaella Fernandez (Unicamp), Fátima Oliveira (CEFET-Rj), Brayan Carvalho (UERJ)  e a participação de dois sacramentanos, o escritor Carlos Alberto Cerchi, que faz palestra com o tema, 'A descoberta de Carolina Maria de Jesus em Sacramento', e a acadêmica do curso de História na UFTM, Eliana Villas Boas). 

 

O Encontro Nacional Em Torno de Carolina Maria de Jesus está aberto a pesquisadores, estudantes, comunidade acadêmica em geral e quaisquer outros interessados na obra da escritora ou nos debates sobre questões literárias e étnico-raciais.