Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Retrospecto

Edição nº 1437 - 24 Outubro 2014

PMS REALIZA PROCESSO SELETIVO

A prefeitura de Sacramento realizou processo seletivo no último domingo, 19, para o preenchimento de 37 vagas nos cargos de agentes comunitário de saúde em cinco UBS (5); agente de combate às endemias (cadastro de reserva); auxiliar administrativo (2); auxiliar de consultório dentário (2); auxiliar de enfermagem (2);  auxiliar de farmácia (1); auxiliar de serviços gerais (2); dentista (1); educador físico (1); enfermeiro (1); fisioterapeuta (1); fonoaudiólogo (1); instrutor de informática (1); motorista de ambulância (1); nutricionista (1); operador de máquinas (1); PEB I (1) e PEB II (Artes (1), Ciências (1), Educação Física (1), Geografia (1), História (1), Língua Portuguesa/Inglês (1), Língua Portuguesa (1);  Matemática (1), Música (1) ), psicólogo (1), supervisor pedagógico (1), técnico em Raio X (1) e zelador de Escola (1). 

De acordo com a Profa. Daniela Borges de Araújo (foto), uma das responsáveis pela aplicação da prova, cerca de 349 candidatos se inscreveram para o preenchimento das vagas. Conforme o mapa estatístico (candidato/vaga), divulgado pela Exame Auditores & Consultores, organizadora do concurso, a média é de 9,43 candidatos por vaga. Os dez cargos mais disputados  são de PEB I com 69 inscritos;  enfermeiro de PSF (21);  auxiliar de serviços gerais (19); auxiliar administrativo I  (18);  dentista (17);  auxiliar de enfermagem para PSF  (14); psicólogo (13); agente comunitário de saúde  na UBS Cida Zago, (12); agente comunitário de saúde UBS Chico Pinheiro (12) e agente comunitário UBS Milton Skaff (10).  Dentre os inscritos predominam as mulheres, com 295 inscrições contra 54 homens. 

 

Os candidatos se submeteram a provas objetivas  e a prova de títulos será apenas para o cargo de professores. O gabarito provisório está disponível no site http://www.exameconsultores.com.br/. A data para a divulgação do resultado final ainda não foi divulgada. 

 

CURSOS PARA ZONA RURAL

Vinte e tres pessoas da zona rural de todas as faixas etárias foram contempladas com o  curso “Organização para Atividades Coletivas”, resultado de uma parceria entre  Secretaria de  Agronegócio,  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento. De acordo com  o secretário de Agricultura e Pecuária, Joaquim Rosa Pinheiro, o curso visa fortalecer o conhecimento do associativismo em seus segmento. 

Além de promover a cidadania no meio rural o curso trabalha a dimensão comportamental dos participantes, a importância do relacionamento interpessoal dos alunos com a sociedade e com o meio ambiente, no sentido de estimular a reflexão sobre o papel que cada um pode exercer em suas comunidades. Focado no desenvolvimento das comunidades rurais, o curso trabalha noções e diretrizes que levam os alunos a identificar o tipo adequado de organização coletiva para suas comunidades, tais como: associação, cooperativa ou organização.

 

Em Sacramento, as aulas são ministradas por instrutora do Senar, com abordagem dos temas:  O indivíduo e a Coletividade; Relações de poder e política e suas tipologias; Mecanismos de Mobilização e Controle Social, Conquistas e Exercícios de Diretores; Funcionamento de Conselhos Gestores; Motivação, Liderança e Representação; e Organização Coletiva, suas Tipologias e Funcionamentos. A carga horária é de 24 horas. (AssComPMS/Redação ET)