Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeito decreta estado de emergência por falta de chuva

Edição nº 1403 - 28 Fevereiro 2014

O prefeito Bruno Scalon Cordeiro assinou dia 12 Decreto de estado de emergência no município pela falta de chuvas na região. Conforme matéria divulgada pela TV Integração, as perdas nas lavouras podem chegar a 80 milhões de reais. O produtor Reginaldo Afonso de Souza Júnior, em entrevista, declarou perda total da lavoura. Já o produtor Rogério Fonseca Alves, apresentou pés de soja que deveriam ter entre 40 a 50 vagens, no entanto tinham apenas cinco, seis, ressaltando que a área nunca produziu menos de 50 sacas por hectare, porém, este ano não chegará a dez, o que não paga nem o arrendamento das terras. E a perda não é  apenas na soja, também as lavouras de milho estão sendo  afetadas, apresentando espigas pequenas com poucos grãos. Rogério declarou à TV que planta soja no município, há 22 anos e nunca enfrentou uma seca como a deste ano.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos produtores rurais, Hermógenes Vicente Ribeiro, cerca de 50% das lavouras estão perdidas por conta da veranico que ocorreou no município.  “Infelizmente, com a perda que houve não tem como o produtor cumprir os seus compromissos”, afirmou.

De acordo com os dados o índice de chuvas na região até agora é 32% menor que nos anos anteriores, o que pesa muito na economia em se tratando de um município que tem na agricultura uma de suas maiores fontes de arrecadação.

O prefeito Bruno Cordeiro não respondeu emeio do ET, confirmando a edição do decreto. À TV, disse o prefeito que ele “é um instrumento na hora de administrar os prejuízos, servindo para amparar os produtores do agronegócio, para que possam utilizá-lo na hora de negociar com os bancos”.  O Decreto tem validade de 90 dias. 

A matéria veiculada pela TV, mostra ainda a baixa vazão dos mananciais que abastecem a cidade. O abastecimento ainda não foi afetado, mas o volume de água nos postos de captação está bem abaixo do nível dos anos anteriores.