Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Os novos comendadores: CMS homenageia cidadãos

Edição nº 1444 - 12 Dezembro 2014

A Câmara Municipal de Sacramento outorga nesta sexta-feira 12, oito títulos de cidadania e nove comendas da Ordem do Mérito Legislativo Clemente Vieira de Araújo a homens e mulheres que, pelos relevantes serviços prestados em prol do município, foram escolhidos pelos vereadores para a homenagem. Na mesma solenidade, presidida pelo vereador José Maria Sobrinho, a casa inaugura as novas instalações da Biblioteca Felipe da Costa Venites.

 

Antônio Claret Scalon  (Polaco) é paranaense de Arapongas e sacramentano por título outorgado em 2001, pois sua vida sempre foi Sacramento,  onde fez de  quase tudo um pouco, mas fez história mesmo foi no esporte, no carnaval e na Folia de Reis. Por muitos anos coordenou competições esportivas no STC, onde é funcionário cedido pela Prefeitura; organizou inúmeros carnavais na cidade e, há quase 30 anos, dedica-se à coordenação de encontros de Folias de Reis no município, como atual presidente da Associação de Folias de Reis de Sacramento. Polaco é casado há 40 anos com Valéria Schifini Scalon, pais de três filhos.  

 

Edmar Borges, (Marinho da Farmácia) é um sacramentano, que fez a diferença como farmacêutico prático. Sabia de tudo no ramo. A convite de Herculano Almeida (in memorian) iniciou-se na profissão em jaguara, em 1965. Formado em Contabilidade, permaneceu como atendente da Farmácia Esperança até aposentar-se, depois de 38 anos de serviços. Trabalhou na filial de Volta Grande até 1977, quando retorna a Sacramento com a família. Voluntário para qualquer causa, dedica-se, principalmente, a cuidar da Farmácia da Casa do Pão, distribuindo mais de 2 mil medicamentos por mês a famílias carentes. Marinho é casado com Margarida Borges, pai de dois filhos. 

 

Edson Pícolo, conquistense de nascimento e sacramentano por título outorgado, reside nas terras do Borá, há 85 anos e aqui tem feito a diferença   como pai de família,  profissional, filantropo e na maçonaria. Aos 13 anos aprendeu com o pai as noções de ourivesaria e relojoaria, profissão de toda sua vida. Fundou a Casa dos Presentes e idealizador do Sacramento Center. Voluntário em várias instituições,  pertenceu à diretoria do Colégio Allan Kardec, na Mocidade Espírita, que construiu a Vila Sinhazinha. Foi um dos fundadores da Loja Maçônica Gal. Sodré e do Sacramento Clube. Edson é casado com Terezinha, pais de quatro filhos  e mais seis adotivos.

 

José Tadeu Silva é um araxaense que faz a diferença no serviço em prol dos doentes e dependentes. Tudo começou quando, aos 46 anos, passou a cuidar dos pais acamados, a mãe com um câncer e o pai, vitima de um derrame isquêmico.  Nesse cuidado, levou para sua casa dois velhinhos paralíticos, depois mais dois, mais três e assim nascia a Casa do caminho, hoje com milhares de assistidos. José Tadeu passou a dedicar-se em tempo integral aos doentes utilizando suas economias em favor deles, até que as economias foram poucas, mas chegaram a ajuda dos amigos e de instituições governamentais, transformando sua  pequena instituição no Hospital Casa do Caminho. 

 

Marcos Aurélio Almeida, natural de Perdizes é sacramentano por título desde 1995 e atual secretário de Ação Social do município. Técnico em Administração, ingressou na Cemig em BH e aposentou-se em Jaguara em 1998. Especialista em medicamentos fitoterápicos, fundou em Sacramento a Farmácia do Lar,  que tem a sua sede no Grupo Espírita Batuíra e mais duas unidades na cidade, atendendo cerca de 1300 pessoas de Sacramento e região. Marcos Aurélio  é maçom da Gal. Sodré e da Loja de Estudos Maçônicos Vale das Oliveiras, de Conquista. Marcos é casado com com Clarice Neves Almeida, pais de quatro filhos.

 

Maria Batista de Lima Araujo (Maria do Desemboque) é sacramentana que foi à luta e venceu, trabalhando como doméstica, lavadeira e passadeira até  1984, quando estava prestes a inauguração do Posto de Saúde do Desemboque. Com sua força de vontade e a alegria de sempre, foi superando  todos os obstáculos, o maior deles ficar longe dos filhos.. Atenciosa com todos que chegam a comunidade, sorridente, comunicativa e disposta a servir e ajudar quem quer que seja. É um exemplo de  esposa, amiga e mãe exemplar. Maria Batista do Desemboque, como é conhecida é casada com  Edgar Resende de Araujo,   pais de sete filhos que lhes deram nove netos. 

 

Reginaldo Afonso dos Santos é sacramentano, odontólogo e uma pessoa engajada nos serviços sociais e da Igreja, sobretudo com a juventude que sempre encontrou nele exemplo e estímulo para exercer seu protagonismo. Começou nos grêmios estudantis, passando à direção de várias entidades, Associação Brasileira de Odontologia de Saccramento, ACE e secretário de Saúde; membro do CIMS e do  Conselho Deliberativo da APAE, Patoral da Juventude e das Comunicações; do curso de noivos, Conselho Paroquial, dentre outros. Criou e dirigiu dois jornais, hoje extintos. Reginaldo é casado com Ana Carolina Silva Loyola, pais de dois filhos. 

 

Renato Eurípedes Ferreira (Curica), sacramentano, nascido na fazenda Aldeia, Curica é um vencedor. Das pesadas lides rurais, ele sabe tudo. Aos 15 anos vem estudar na cidade e também deu duro como vendedor de Picolé do saudoso Mário Borges, marceneiro da Madeirac, balconista da Fábrica Eurides até que encontrou gosto pela contabilidade, que aprendeu no escritório do irmão, Itair. Tornou-se contador profissional e cursou Agronegócio na Uniube e no Centro Universitário de Curitiba, até que, em 2002 abre seu próprio negócio, o Escritório de Contabilidade Rural. Renato Curica é casado há 20 anos com Dêmia Aparecida Marques, pais de Sabrina. 

 

 

Ricardo Brischi, nascido em Monte Mor (SP) chegou a Sacramento em 2004 com apenas 20 anos, em busca de novas áreas de terra para o plantio de batatas, foi o pioneiro no beneficiamento de batatas e cebola e com o passar dos anos decidiu também iniciar o plantio do tubérculo.   Brischi sempre lutou para divulgar o nome e a riqueza das terras de Sacramento para a cultura da batata, trazendo novos produtores  para o município, tornando-se parceiros. Hoje, gera 40 empregos diretos e mais de 20 indiretos. Filho de político, Ricardo Brischi  ocupou o cargo de vereador em sua terra natal. Em Sacramento, foi secretário do Agronegócio no ano de 2013.