Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

OAB homenageia mulher

Edição nº 1408 - 04 Abril 2014
  • A noite do último sábado, 29, foi de festa para a 116ª Subseção da OAB/Sacramento com a entrega do Troféu OAB Mulher a seis mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e entrega de carteiras a três neo advogados aprovados em concurso e inscritos na 116ª Subseção da OAB.  
  • Foram estas as mulheres homenageadas:  Ana Cláudia Cândido, funcionária da Prefeitura; Daniela de Oliveira, funcionária da Câmara Municipal; Solange Abadia Borges Sisconeto, representante do Judiciário;  Ana Maria Oliveira Marques, representante da OAB/MG;  Anna Edina de Nogueira Carvalho, representante da OAB/Sacramento e a Profa. Benedicta Antonia dos Reis, representante da comunidade sacramentana. Os 
  • Os bacharéis, Alex Bisinotto, Maria Consuelo do Nascimento e Weber Lúcio de Melo, paraninfados pelos advogados, respectivamente, Geórgia de Melo  Borges, Danilo Inácio Padovani e Bruno Scalon Cordeiro, após o juramento, receberam do presidente José Rosa Camilo, a carteira da Ordem, facultando-lhes o exercício da profissão de advogados e, do vice-presidente da OAB, Eliseu Marques de Oliveira, receberam o botom da OAB.  
  • Os neo advogados, após a entrega das carteiras receberam tamabém as boas-vindas do presidente José Rosa. “A 116ª Subseção da OAB de Sacramento sente-se honrada e gratificada pelos novos defensores do Direito recém-inscritos, que enriquecem o quadro de advogados de nossa Comarca, em busca da Justiça, da liberdade e da cidadania. Sejam, pois, muito bem-vindos à nossa Subseção!”. 

 

Mulheres representam 53% da população

À advogada Ivone Regina Silva coube a saudação às mulheres homenageadas com o Troféu OAB Mulher. “Hoje, nossos olhos  se voltam para a mulher. Para sua personalidade, seu trabalho, convivência, afeto, ternura e cultura. São elos fortes que constituem a alma feminina, evidenciando  o espírito participativo, a força de seu caráter e o desejo  de construir e vencer”.

Falando sobre a homenagem OAB Mulher 2014, Ivone destacou: “Nesta data em que comemoramos festivamente o Dia Internacional da Mulher nos juntamos com emoção e imensa gratificação para abraçarmos a esposa, a companheira, a mãe, a educadora, a artista, a empresária,  a Conselheira Seccional, a advogada e a evangelizadora”.

Discursaram também, saudando as homenageadas e nos novos advogados, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro; o vice-presidente Eliseu Marques de Oliveira e a advogada Helena Delamônica, que fez o encerramento da solenidade, destacando o papel da mulher na família  e sua representatividades nos vários segmentos sociais, profissões  e na política.

“- Somos 53% dentro da sociedade, 48% dentro da OAB, mas nós somos reconhecidas  no mês da mulher, sendo que estamos nos locais de trabalho, nas instituições e associações dando a nossa contribuição. No eleitorado somos 52% para votar, para fazer representantes e temos uma representação ainda muito pequena. Ou seja, a mulher é importante para compartilhar, construir, logo,  por esta participação da mulher, precisamos de um novo olhar, construir melhor as tomadas de decisões. Da mesma forma que compomos a sociedade, nós temos que participar”, enfatizou e saudou os novos inscritos na OAB. “Vocês são vencedores! Nós tivemos no último exame  120 mil candidatos e só 15 mil  passaram, por isso vocês são vencedores. (...)”.  

 

A noite encerrou em clima de  alegria e descontração no jantar de  confraternização no Pacheco´s Bar, abrilhantado com a Banda Renê de Paula.

 

Quem são as homenageadas...

Ana Cláudia Cândido, representante  da Prefeitura  onde trabalha há vários anos. Com justiça foi indicada pelo colega de trabalho, o advogado Éderson Bisinoto.  Ana Cláudia é a filha caçula de Francisca Aparecida Delfino e de  Atanásio Cândido Delfino, o saudoso Seu Pedro do Seminário, pais também de Paulo César e Odair José. Ana Claudia é casada com Marcelo Antonio de Melo, pais da pequena Maria Cecília.

Ana Maria Cristina Silva Marques de Oliveira, representante da  Seccional da OAB/MG, é casada com o vice-presidente da OAB mineira, Eliseu Marques de Oliveira, residentes em Uberlândia. Orientadora Educacional e terapeuta em Reiki. De personalidade idealista, empreendedora, que se consolidou como referência  em suas áreas de trabalhos  e familiar, Ana é destaque  no cenário  comunitário uberlandense.  

Anna Edina de Nogueira Carvalho, representante da OAB/Sacramento, há mais de 20 anos, adotou Sacramento como sua terra natal, recebendo o título de Cidadã Honorária de Sacramento em 2009, por indicação do jovem vereador Danylo Gonçalves Silva. Ana Edina é viúva do saudoso delegado José Carlos de Carvalho com quem teve os filhos  José Carlos Filho e  Ana Maria. 

Benedicta Antonia dos Reis, representante da comunidade sacramentana, consagrou-se na educação como a Dona Bené, professora de Matemática na Escola Coronel, mas antes passou por várias escolas da zona rural e da cidade e até em Nova Ponte. Bené é casada e mãe de dois filhos, Kênia Cristina e José Humberto. Aposentada, Bené trabalha como voluntária na catequese e no grupo Arte de Envelhecer.

Daniela de Oliveira, representante da Câmara Municipal, onde ocupa o cargo de recepcionista desde 2001, após aprovação em concurso público e a todos conquista com sua simpatia impar.  Filha de Vinícius de Oliveira e Maria Abadia Boneti, Dani, como é carinhosamente conhecida,  é casada com  Adail José Neves (Dedé), pais do pequeno Theo Oliveira Neves.  

 

Solange Abadia Borges Sisconeto, representante do Poder Judiciário, ingressou nos serviços em 1999 e efetivou-se no cargo de Oficial  de Apoio Judicial (Escrevente), através do concurso público em 2006. Hoje exerce funções na Secretaria da 1ª Vara. Filha de Terezinha das Graças Borges e de João Gaspar, de saudosa memória, Solange é casada com Osnei Sisconeto, também servidor da Justiça.