O secretário de Estado de Ciências e Tecnologia, Nárcio Rodrigues da Silveira, acompanhado do deputado estadual José Maia; de seu filho, Caio Nárcio, pré-candidato a deputado federal e do vereador uberabense, Wagner Nascimento Jr. esteve em Sacramento na última sexta-feira, 14, para uma visita à maior obra que a cidade foi contemplada até hoje, a Escola Técnica Profissional, que deve ser inaugurada ainda este ano. Aliás, o secretário e deputado federal licenciado, Nárcio Rodrigues, é responsável pelas duas maiores obras que o município recebeu do governo, a estação de Tratamento de Esgoto – ETE, na época, uma obra orçada em quase R$ 3 milhões e agora a Escola Técnica, que está custando aos cofres da união, cerca de R$ 12 milhões.
O deputado foi recebido pelo vereador Márcio de Freitas e correligionários do PSDB, e pelo ex-prefeito Wesley de Santi de Melo (Baguá), que ainda em seu governo foi contemplado pela obra. Após almoçarem juntos, seguiram para a visita ao canteiro de obras da escola, acompanhados pelo secretário de planejamento, Marcelino Marra Batista, representando o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, que se encontrava em Belo Horizonte.
O ex-prefeito Wesley assinou convênio com a Secretaria de Estado de Educação em março de 2012. Na oportunidade, o então prefeito declarou: “Hoje é um dos dias que, com certeza, vai ficar na história do município. Graças ao trabalho do secretário Nárcio Rodrigues, conseguimos uma Escola Técnica Profissionalizante para Sacramento que vai atender 1.200 alunos, uma obra que vai revolucionar a vida da cidade em todos os sentidos. Sacramento e região precisam muito de cursos de cursos técnicos”. O lançamento da pedra fundamental foi realizado em agosto do mesmo ano, com a presença da secretária de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia de Almeida Gazola, o secretário Nárcio e outras autoridades estaduais.
A Escola Técnica é construída com recursos do Governo Federal dentro do Programa Brasil Profissionalizado, em parceria com o Estado e o município. Na mesorregião Triângulo/Alto Paranaíba (66 municípios), duas únicas cidades foram contempladas com a escola, Sacramento e Tupaciguara.
Secretário gostou do que viu
“Uma Escola para mudar a história da cidade”. Com essas palavras Nárcio resumiu o que vai representar para Sacramento a instalação de uma Escola Técnica no município. “Dentro de poucos meses - afirmou mais o secretário de Estado - Sacramento desfrutará desta tão importante escola que mudará o futuro desta cidade".
O ex-prefeito Wesley em entrevista ao ET, falou da surpresa e satisfação do convite do Secretário para o almoço e a vista ao canteiro de obras. “Recebemos o convite e fomos recepcioná-lo, porque Nárcio já fez muito por Sacramento, foi um grande parceiro nosso, trazendo para Sacramento os recursos para o Centro de Apoio ao Produtor Rural e para uma das mais importantes obras do município, a Escola Técnica Profissionalizante. Nárcio se disse muito satisfeito, porque de todas as escolas técnicas que estão sendo construídas no Estado, a de Sacramento é a que está mais adiantada. Segundo ele, será a primeira a ser inaugurada. Eles estão prevendo a inauguração para o mês de agosto”, informa.
De acordo com Wesley Baguá, o secretário Nárcio se comprometeu a trazer para a cidade uma antiga reivindicação, uma unidade UAITEC (Universidade Aberta Integrada, que é o antigo CVT - Centro Vocacional Tecnológico, presente em 81 municípios. Na região, as UAITECs mais próximas de Sacramento são as de Araxá, Perdizes e Uberaba, oferecendo vários cursos, dentre eles, de idiomas e de capacitação tecnológica.
“- Ele nos surpreendeu ao dizer que a Prefeitura não se interessou em trazer a unidade para a cidade. Na época das nossas negociações, tínhamos já determinado que a unidade seria instalada no prédio anexo à Secretaria de Educação, na antiga EE Sinhana Borges, no bloco abaixo do prédio principal. Mas como perdemos a eleição e era final de mandato, não houve tempo para sua instalação. Já no novo governo, conforme informou o secretário, o prefeito Bruno preferiu dispensar a unidade. Mas nessa visita, Nárcio garantiu a sua instalação dentro do prédio da Escola Técnica, sem que o município precisasse ceder um espaço”, informou o ex-prefeito.
Na última reunião da Câmara, o vereador Márcio Marzola, lamentando a decisão do prefeito Bruno Cordeiro, explicou como o secretário garantiu a UaiTec para a cidade, independente da vontade do prefeito. “Ele nos disse que vai acertar essa instalação na Escola Técnica Profissionalizante com a Secretária de Educação, dessa forma a cidade não vai perder essa oportunidade do ensino digital”. Finalizou o vereador afirmando que o secretário Nárcio saiu da cidade satisfeito com o que viu. (Outras fontes: Foto, assinatura do convênio em 23/03/12 - www.educacao.mg.gov.br/ e, http://narcio.com.br/)