Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Município completou 144 anos dia 13 de setembro

Edição nº 1432 - 19 Setembro 2014

Passa sempre despercebida a data de 13 de setembro, até mesmo pelas escolas, que ressaltam mais, o que é natural, a data da fundação da cidade, 24 de agosto de 1820. Mas a data marca a elevação da vila a município, o que aconteceu 50 anos depois da fundação, em 1870. 

O sempre atento Maiko Palhares lembrou a data na rede social, parabenizando os munícipes pela importância da data. ‘‘Parabéns ao nosso município cheio de riquezas naturais e belas historias. Pois Sacramento é simplesmente o berço da civilização mineira. Parabéns a todos os munícipes desta terra abençoada e cheia de mistérios! Hoje se comemora a data da instituição do Município de Sacramento’’, postou.  

Para Maiko ‘‘é importante o cidadão preservar a identidade do município, independente da religião credo ou etnia; respeitar a bandeira fincada em 13 de setembro de 1870, independente de política, religião...’’

 Historicamente, segundo o internauta, a data foi comemorada por mais de um século como a data mais importante entre as festividades cívico-históricas da cidade, sendo inclusive incluída no artigo 1º da Lei Orgânica do Município.

Mais tarde, ganhou destaque o 12 de Outubro, sendo inclusive comemorada como a data histórica mais importante, até que passou-se para o 24 de Agosto, a fundação da cidade.