Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Moradores do Jardim das Acácias denunciam na TV defeito nas casas

Edição nº 1400 - 07 Fevereiro 2014

Os 232 moradores do Residencial Jardim das Acácias cansaram de denunciar, na imprensa local, os diversos problemas estruturais nas casa entregues no ano passado. Antes da entrega das chaves, os moradores  já conscientes de que as futuras moradias vinham apresentando diversos problemas, se constituíram em Associação em reunião realizada no dia 10 de julho. No dia 19 do mesmo mês,  o ET esteve presente em reunião, na Casa da Cultura entre os mutuários e os diretores da empresa construtora antes da entrega das chaves para cobrar uma solução. 

Após a entrega das chaves, o ET  visitou várias casas e famílias que apresentaram os problemas e pelo visto nada foi resolvido até agora.  De acordo com a matéria divulgada pela TV,  na segunda-feira, 3, caso parecido ocorreu em Conceição das Alagoas com mesma empresa, Construtora Laterza. 

Confirmando os problema das casas, a TV cita a casa do eletricista Luiz Barcelos Souza. “O ralo do banheiro foi feito sem tubulação. Ele teme que algum problema grave possa ocorrer por conta disso. "A tubulação não existe. A água desce e vai embora. Descobri quando quebrei o piso para trocar a descarga hidráulica. Não existe encanamento nesse ralo. O agravante disso é que futuramente, lavando a terra, pode acontecer uma erosão. Como tem o piso, a gente não vai ver, só quando o piso ceder", denunciou. A matéria cita rachaduras dentro e fora das casas. 

Já para o  presidente da Associação dos Moradores, Henrique Spirandelli, o problema mais grave é a entrada das residências, que segundo ele, ficou alta. "A gente nota que ficou muito alto a entrada. A pé já é difícil, com um veículo então é impossível. O agravante na situação é que quando adquirimos o imóvel, era para ter cinco metros de afastamento, para que possibilitasse a construção de uma garagem ou outro conforto. Infelizmente não foram entregues com essa medida. Os alvarás de construção, que a gente arrecadou junto a Prefeitura, têm os cinco metros, mas na realidade, não tem essa medida”, afirmou.

Segundo o jornal, o presidente da Associação disse que procurou a construtora, mas nenhuma solução definitiva foi apresentada. Segundo a  produção do MGTV, eles tentaram  entrar em contato com a construtora para falar sobre o assunto, mas ninguém foi encontrado.

O Jardim das Acácias, criado pelo ex-prefeito Wesley De Santi de Melo, no final de 2009, faz parte do programa do governo federal, 'Minha Casa, Minha Vida. A prefeitura doa o terreno aos moradores e cada um financia sua casa junto à Caixa Econômica Federal. Os primeiros mutuários assinaram o contrato com a Caixa no início de 2012 e as obras que tiveram início em março daquele ano foram entregues em outubro do ano passado.