Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Márcio Melo fala sobre o balé do Sesiminas

Edição nº 1439 - 07 Novembro 2014

E quem fala sobre o profissionalismo da equipe de dança do Sesiminase a beleza do espetáculo na cidade é o supervisor técnico da montagem, Márcio Melo (foto), carioca, radicado em Belo Horizonte há 24 anos. musicista e musicoterapeuta, atuando na área da dança há 25 anos. “Comecei como pianista na área da dança e me apaixonei pela arte, quando ainda morava no Rio e estudava, aí comecei a me aperfeiçoar, fiz curso de coreologia, de nomenclatura da dança na Faculdade de Dança do Rio de Janeiro. Cheguei a fazer algumas aulas de balé, mas nunca quis ser bailarino, mas sou ensaiador. A arte da dança é apaixonante”, define.  Veja os principais pontos de sua entrevista.

 

A Cia de Dança do Sesiminas

A Cia de Dança Sesiminas é formada por profissionais. Ela foi fundada há 24 anos e até o ano passado funcionou com subvenção do Sesi. Mas, dessa data para cá, todos os bailarinos e professores se tornaram efetivos, isto é, funcionários do Sistema Fiemg (Sesi/Fiemg), são profissionais da dança. Há a escola de dança que funciona dentro do Sesiminas, lá os alunos têm aulas normais, pagam mensalidades e só são admitidos na Cia de Dança, se forem selecionados.  Obrigatoriamente, eles passam pelas audições que são abertas para todas as escolas, para todo opais e todos os interessados. Háedital amplamente divulgado para a seleção. Aliás, nesta segunda-feira (10) haverá mais uma audição para a seleção de novos profissionais. No início do ano tivemos uma seleção combailarinos de todo o Brasil e até do  Uruguai, com essas seleções é que   formamos o quadro de bailarinos. 

 

Aumento de bailarinos no Brasil

O Brasil é um celeiro de talentos bailarinos. As grandes companhias de dançaeuropeias e americanas contam com muitos bailarinos brasileiros, que são excelentes,  porque têm toda a técnica. O Brasil tem também excelentes professores e o brasileiro, com esse sangue latino e a miscigenação,faz a diferença, adaptando-se a qualquer papel que faça. Embora a demanda seja boa no país, que é muito rico de talentos, o que acontece é que há poucasoportunidades nas companhias  profissionais para a chegada de novos talentos.

 

Espaço para o balé clássico e contemporâneo

O balé clássico é a base para qualquer outra modalidade de dança. Então, uma companhia contemporânea, moderna ou de vanguarda tem sua base no balé clássico. As aulas são de balé clássico. Veja bem, quem é bailarino clássico pega uma aula contemporânea, já quem é só contemporâneo, dificilmente pega uma aula clássica.   O bailarino clássico tem estrutura para qualquer modalidade de dança. A Cia de Dança Sesiminas é clássica, de repertório acadêmico, mas com trabalhos de vanguarda. Quando nasceu a Cia ,ela veio com essa proposta, porque tínhamos  em Belo Horizonte companhias de balé contemporâneo e não existia uma Companhia clássica. A Cia de Dança do Sesiminas nasceu para resgatar o acadêmico, o clássico e levar isso para qualquer tipo de público. 

 

Apresentações anuais

Temos muitas, muitas apresentações durante o ano, eu diria que das 52 semanas do ano, temos quatro semanas livres. Ficamos dois meses numa temporada com uma participação muito especial no Palácio das Artes com a óperaRigoletto, às terças, quintas, sábados e domingos. Foi um mês de apresentações e mais um mês de ensaios com orquestra, atores, horas e horas de ensaios, muito puxado. Vida de artista não é fácil.  

 

O espetáculo em Sacramento...

O espetáculo aqui é composto de duas partes. A primeira com o repertório clássico com duas peças: "Napoli", do coreógrafo Augusto Bournoville, datado de 1740. Um balé tipicamente italiano e que até hoje é apresentado na Dinamarca onde foi lançado.  A outra é uma "Suíte de Dom Quixote", de MariusPetipa, tambémdo repertório acadêmico com o inédito, Grand Pas,  de Dom Quixote, baseado no livreto de Miguel de Cervantes, um balé muito alegre, em quatro atos, que conta a historia de Kitri, filha do taberneiro que se apaixona pelo barbeiro Basílio, personagens principais da história. O enredo começa com a tentativa do pai de obrigá-la a se casar com o rico comerciante,Gamache, desafiado pelo cavaleiro andante. E vamos apresentar justamente o casamento de Kitri e Basílio. É um clássico do repertório com o estilo espanhol...

 

A segunda parte...

Entra o Lago do Brasil, encerrando o espetáculo. Éuma releitura do "Lago dos Cisnes", um dos mais tradicionais balés do mundo, o clássico de Tchaikovsky que ganhou releitura brasileira, com ritmos e sons bem característicos, de modo a mostrar um País eclético e miscigenado. Coreografado por Cristina Helena, e com arranjo musical de Sérgio Dual. A versão ganhou o nome de “Lago Brasil”, com uma roupagem nova,mas muito rica. Não mudamos nada, conservamos a partitura original.  E a Cristina Helena remontou o Lago do Cisne com a característica brasileira,sons e ritmos brasileiros,  mostrando uma junção do bem e do mal de coisas que acontecem no Brasil. Temos uma trilha sonora exclusiva que foi trabalhada na montagem da coreografia sem mexer na partitura original, apenas atribuímos  sons  característicos  do Brasil. É um trabalho que vale a pena assistir.