Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

Juninho Trevisan recebe Medalha da Inconfidência

Edição nº 1411 - 25 Abril 2014

O empresário Osmar Trevisan Júnior, do Grupo Trevisan, produtor  de batatas  no município, foi condecorado com a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, no feriado de 21 de abril, dia em que se comemora o mártir da independência, Tiradentes. 

A Condecoração com a mais alta honraria mineira  foi outorgada a Juninho Trevisan por indicação do deputado estadual Vander Borges, do PSB,  pela grande contribuição como agro-empresário no estado de Minas Gerais, visto a família ter tradição na produção de batata e cebola em Divinolândia (SP) e que há 13 anos investe no município, gerando empregos e dividendos para o município. 

Em entrevista ao ET, Juninho explica que a indicação de seu nome se deu através do deputado Vander Borges, cuja presença no município no atual mandato foi muito marcante, em especial sua ligação com os produtores rurais.  

“- Quando fui informado sobre a homenagem fiquei muito feliz pelo reconhecimento. Só que eu não tinha nem ideia da dimensão que representa essa homenagem. Como único representante da classe, entre 240 homenageados, isso me deixou mais feliz, por estar representando toda uma classe, a classe rural de Sacramento”, reconhece.

Juninho afirma que recebe a medalha como um reconhecimento do governo mineiro a essa sofrida classe dos produtores rurais.  “Especialmente este ano, que foi muito difícil. Sofremos muito. Houve uma estiagem muito grande e agora chuva na hora da colheita. Por isso, eu gostaria que todo produtor do município se sentisse como se essa medalha fosse também dele. Eu senti que não estava lá apenas pelo trabalho do grupo Trevisan, mas pela classe produtora rural de Sacramento, ela toda estava sendo homenageada, por isso divido essa medalha com todos os produtores que, como nós, matamos um leão por dia”, frisou.

Feliz com a homenagem, Juninho agradece também a Sacramento pela acolhida e pela oportunidade de trabalhar no município há mais de dez anos (Veja agradecimento nesta edição). “Somos muito agradecidos a Sacramento, que nos acolheu tão bem e nos deu essa oportunidade de aqui produzir’’, ressalta, destacando a beleza e importância do evento realizado pelo governo mineiro, em Ouro Preto, no Dia de Tiradentes. “E eu que nem pensava em ir, hoje avalio o quanto foi importante estar lá”, reconhece. 

A Medalha da Inconfidência é a mais alta comenda concedida pelo Governo de Minas, atribuída a personalidades que contribuíram para o prestígio e a projeção mineira. A solenidade que acontece anualmente, no dia 21 de abril (feriado de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, no final do século XVIII), foi criada em 1952, pelo Governo de Juscelino Kubitschek e constituída de  quatro designações: Grande Colar (Comenda Extraordinária), Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Em 2014, o Governado Alberto Pinto Coelho homenageou 240 personalidades e entidades que contribuem  para o desenvolvimento do Estado e do Brasil.