Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Flink Sampa homenageia Carolina Maria de Jesus

Edição nº 1441 - 21 Novembro 2014

Neste final de semana,  a Literatura e a Cultura negras vão ter destaque na Flink Sampa, evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo, que inclui na sua programação, uma homenagem ao Centenário de Nascimento de Carolina Maria de Jesus, escritora sacramentana que  ficou conhecida no início da década de 1960 com a publicação do livro, 'Quarto de despejo'. A obra da escritora narra uma realidade dura e sensível, que  a transformou numa escritora muito estudada nas Academias aqui do Brasil como também no exterior.

A Flink Sampa, evento que tem por objetivo celebrar a Semana da Consciência Negra (20 de novembro),  contará com as participações dos escritores brasileiros Joel Rufino, Maria Gal, Audálio Dantas,  Paulo Lins (Cidade de Deus), Renato Meirelles (Um País Chamado Favela, escrito em co-autoria com Celso Athayde), Carlos Alberto Dória (A Formação da Cozinha Brasileira) e outros.

Participam do circuito de debates e palestras os escritores convidados angolanos, Lopito Feijóo (Desejo de Aminata)  e Isabel Ferreira (O Leito do Silêncio) e a moçambicana Paulina Chiziane, a primeira mulher moçambicana a publicar um romance: Balada de Amor ao Vento; Ilyasah Shabazz (USA, ativista que promove o diálogo interreligioso e fomenta a construção de pontes para unir a cultura de jovens líderes de todo o mundo); Irene Neto (Presidente do Conselho de Administração da Fundação Agostinho Neto, que declarou a independência de Angola em 1975 e deputada pelo Movimento Popular de Libertação de Angola), dentre outros. 

A grande expectativa do evento é o  anúncio dos vencedores do 1°Concurso Flink Sampa de Literatura, que este ano se voltou para a produção de crônicas pelos alunos das escolas da capital, inspiradas pela obra inquietante de Carolina Maria de Jesus, que teve sua vida marcada pela superação da miséria através da palavra com o tema "Carolina Maria de Jesus: Ontem, Hoje e Sempre".

 

Carolina é tema de exposições, debates, teatros, filmes

Confira alguns momentos de destaque de Carolina Maria de Jesus na Flink Sampa:

No salão Marta Traba: Exposição “Centenário de Carolina Maria de Jesus”, de 13/11 a 25/11; intervenções artísticas sobre a vida e obra da Carolina, com o ator Wilson Rabelo (sábado e domingo).

No Salão de Atos Tiradentes, debates: “Carolina Maria de Jesus”, com Audálio Dantas, Vera Eunice e Elzira Perpétua (sábado).  “As Filhas das Grandes Estrelas da Escrita”, com Ilyasah Shabazz, Irene Neto e Vera Eunice (domingo).

Na Casa de Carolina, no sábado:  Filmes em sequência (documentários):  “Favela: A Vida na Pobreza”, direção de Christa Gottman-Elter, Alemanha (1971);  “Vidas de Carolina”, direção de Jéssica Queiróz, Brasil (2014);  “Carolina”, direção de Jefferson De (Brasil);  “Carolina Maria de Jesus”, por Ruth de Souza (série televisiva Heróis de Todo Mundo). 

Na Livraria Zumbi dos Palmares, no sábado: apresentação dos livros “Quarto de Despejo” e “Diário de Bitita”, da escritora Carolina Maria de Jesus, obras editadas pela Ática e SESI-SP, respectivamente, em coedição com a Editora Zumbi dos Palmares. Autógrafos de Vera Eunice, filha de Carolina; e, a escritora Elzira Perpétua autografa o livro de sua autoria “A Vida Escrita de Carolina Maria de Jesus” (Ed.: Nandyala).

No Auditorio da Biblioteca, no sábado, debates: “Letras Carolinianas: Gênero, Violência e Atitude Feminista”, com Conceição Evaristo, Raffaella Fernandez e Cristiane Sobral; e, “Três Vezes Carolina”,  com Conceição Evaristo “Diário e Escrita Feminina” e   Raffaella Fernandez,  “A Linguagem Carolínea”.  

 

No Palco Zumbi dos Palmares, no domingo: Espetáculo Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em Cena, com a Cia Alternativa de Teatro.