Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Engenheira agrônoma de Portugal visita presídio em Sacramento

Edição nº 1406 - 21 Março 2014

O Presídio de Sacramento recebeu a  visita da engenheira agrônoma portuguesa, Isbênia de Jesus Teixeira Andrade,  no último dia 12. O objetivo da visita foi conhecer a horta comunitária do presídio, cultivada pelos detentos. Na oportunidade, a engenheira trocou experiências de cuidados com hortas, técnicas de manejo com a terra simples e baratas, como a compostagem. 

O diretor geral da unidade prisional, Leandro Fachinelli Toledo, falou da importância do trabalho para a ressocialização e profissionalização dos presos. "Com a atividade, buscamos fornecer subsídios que impulsionem os acautelados a novas experiências de vida e oportunidades. Se recuperamos pelo menos um, é um cidadão a mais na sociedade e um gasto a menos para o Estado, além de culminar na prática de ações sociais, através das doações às entidades como creches e asilos”, destacou.

Fachinelli, agradecido pela visita, prometeu construir um tanque de compostagem com os detentes. “Vamos seguir o 'passo a passo' de como construir um tanque para melhorar ainda mais a produção da nossa horta”. Ismênia, que trabalha também junto a presídios na cidade do Porto, em Portugual, louvou a iniciativa. 

“- Muito louvável este trabalho, uma horta muito bem organizada, bem distribuída e bem cuidada. Eles estão todos de parabéns”.