Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

De olho na rede

Edição nº 1399 - 31 Janeiro 2014

E os canteiros continuam dando o que falar

 

BEATRIZ GOMIDE

Realmente não entendo. Gostaria que alguém me explicasse qual é o propósito desses canteiros. A sacramentana Beatriz mora em St. Louis - Missouri - USA

 

LEOMAR CESAR BRIGAGAO

Futurizar a cidade! Embelezar,  organizar... enfim fazer da cidade um lugar seguro, bonito de se ver e organizar o trânsito.


RENZZO SCALON

Vai ficar top.  Canteirinho com 40 cm de altura, vai melhorar muito nossa acessibilidade, enquanto em países desenvolvidos fazem as coisas pensando nos pedestres, aqui fazem pensando nos carros.

 

LUIZ EDUARDO S. ARAUJO

 Esse tipo de obra em espaço público vai contra todos os atuais fundamentos do urbanismo contemporâneo.  É o tipo de idéia que começou a ser enterrada na década de 60 do século passado. A lógica de tratamento urbano das ruas de centros urbanos vai ao oposto de construção de barreiras físicas, seja por questões estéticas ou funcionais. Ninguém quer mais muros nas cidades, que já são tão cinzas, muradas, as ruas que são espaços abertos deveriam se manter assim. 

As razões funcionais pela exclusão de barreiras no espaço público são as mais diversas, muretas como essas farão o pedestre andar mais, provavelmente, pelas ruas serem estreitas, favorecendo batidas de veículos, em pouco tempo elas estarão bem danificadas,  como essas muretas que vemos em rodovias. Tais muretas "educam" os pedestres mas deseducam os motoristas. Ou seja, em pleno século XXI, é uma obra que incentiva o uso do carro, pois entende que a rua é um espaço do automóvel e não da comunidade. 

A tendência para áreas centrais das cidades, hoje é o chamado espaço compartilhado, todo nivelado, com canteiros abaixo do nível da rua/calçada para ajudar na absorção de água e diminuir enchentes/enxurradas. Sacramento está construindo no século XXI uma obrinha que está mais para primeira metade do século XX.  60 anos de atraso é pouco!  

 

Segue um exemplo do entendimento das ruas centrais pós 1960: canteiros centrais nivelados, vários pontos de travessia de pedestres, árvores de maior porte para garantir sombra e diminuir ruídos, bancos, vasos, mesas, tudo para que as pessoas permaneçam no espaço urbano. É bom para o comércio,  é bom para cidade. Imagine com esses canteiros como o comércio da região central ficará prejudicado. Se a pessoa estiver em um comércio de um lado da rua terá de andar um quarteirão todo para chegar ao comércio que está do outro lado do ponto que ela estava. Isso é péssimo.

 

AMIR SALOMÃO JACÓB

Enquanto isso...eis o futuro de Sacramento...