Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

CIJU recebe doação de Furnas

Edição nº 1432 - 19 Setembro 2014

A Casa Infanto Juvenil  (CIJU) São Vicente de Paulo  recebeu uma bela doação da empresa Furnas Centrais Elétricas S/A: cinco máquinas que serão utilizadas para a implantação do Projeto Oficina de Bordados. A doação avaliada em cerca de R$ 19 mil consiste em e uma  máquina bordadeira digital, uma industrial ponto reto, uma overlok, uma  galoneira e uma multipontos e, também, um ferro de passar Continental, próprio para a marcação do bordado e costuras. 

De acordo com a Diretora Geral da Ciju,  irmã Cecília Horikoshi, ela tomou conhecimento do programa de responsabilidade social de Furnas através de uma voluntária e,  tendo em vista as necessidades da entidade, não perdeu tempo. “Com as funcionárias da CIJU, elaboramos o projeto e o enviamos a Furnas, muito esperançosas. E qual não  foi a nossa surpresa ao nos sabermos contempladas. A seleção foi feita em janeiro e as máquinas chegaram agora em junho”, explica, muito feliz, mostrando  os primeiros trabalhos feitos por ela, as funcionárias e voluntárias.

Irmã Cecília destaca ainda a melhoria nas condições de trabalho das voluntárias e o benefício que trará para a cidade, visto que será implantada em breve a Oficina de Bordados, abertas à comunidade. “A CIJU está preparada para a realização dos mais diversos tipos de bordados e poderemos atender a toda população, inclusive com encomendas”, afirma, destacando que será uma renda a mais para a entidade. Os produtos estarão expostos e à venda na própria entidade. 

A CIJU São Vicente de Paulo conta atualmente com cerca de 50 voluntárias, das quais 30 trabalham em casa com bordado, crochê, macramê, etc. Outro grupo de sete voluntárias  trabalha na entidade, toda primeira terça-feira do mês, e, um terceiro grupo trabalha às quartas-feiras, confeccionando  lembrancinhas, objetos, enfim coisas   para as crianças.  

 

CIJU está em reforma

Para a CIJU tudo de bom está acontecendo este ano, primeiro a doação  das máquinas e agora a reforma do telhado e da cozinha, graças a um verba no valor de R$ 90mil, viabilizada pelo deputado estadual Vander Borges, do PSB, conseguida pelo ex-vereador Danylo Gonçalves.

 - “Elaboramos o projeto no ano passado pleiteando a reforma do telhado e a adequação da cozinha. Desde o ano passado o recurso foi aprovado, mas só chegou há pouco tempo, mas bem a tempo da reforma do telhado antes das chuvas. A cozinha está ficando uma beleza”, avaliou, destacando que as atividades da Casa não foram interrompidas.

 

“- Continuamos recebendo nossas crianças normalmente e aqui vamos ocupando outros espaços para cozinhar, para as refeições e assim vamos seguindo com nossa missão’’, finalizou, Ir. Cecília.