Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade sedia Jornada Esportiva das AABBs

Edição nº 1403 - 28 Fevereiro 2014

A Associação Atlética Banco do Brasil - AABB de Sacramento, sediou no final de semana, dias 22 e 23, a etapa microrregional da Jornada Esportiva Microrregional de AABBs (Jemabb), evento promovido pela  Federação Nacional das AABBs (Fenabb) que está na sua 35ª edição, com competições nas seguintes modalidades, futebol minicampo adulto, super máster e máster futsal, sinuca, tênis de mesa, truco e vôlei.

O evento reuniu na sede campestre abebeniana, além de equipes  de Sacramento, outras  cinco cidades da região: Araxá, Campina Verde, Perdizes, Uberaba Uberlândia, totalizando 290 atletas,    que disputaram as modalidades futebol minicampo adulto, super máster e  máster;  buraco;  futebol de salão; sinuca;  tênis de mesa;  truco e voleibol. 

A Jemabb levou à sede campestre a movimentação de outros tempos, com a presença dos funcionários do BB, sócios do clube, convidados e mais quase 300 atletas e familiares, num belo congraçamento. 

A execução do Hino Nacional na viola, dedilhada pelo jovem Dener, encantou os presentes e, logo em seguida,  o presidente da AABB local, Adão Brasileiro dos Santos,

saudou as delegações, dando as boas-vindas a todos, ressaltando a importância do esporte e do espírito olímpico, seguido de vários oradores.

 “- O espírito olímpico está aqui, entre nós, numa vibração positiva de competição e congraçamento. É esse o principal objetivo das Jornadas Esportivas: integras funcionários, associados e seus familiares”, destacou o vice presidente da Fenabb, Marcelo José Paim; vice-prefeito Geraldo Majela de Carvalho; gerente do BB/Sacramento, Denison Tomaz Dias; vice-presidente da Fenabb, Marcelo José Paim; Conselheiro Regional de Patos de Minas, Gilberto Xavier Alcântara Sobrinho, dentre outros.

O atleta veterano, Carlos Henrique Martins de Souza, que defendeu a bandeira da AABB, proferiu o juramento. Tão logo, o conselheiro Gilberto Xavier Alcântara Sobrinho declarou  aberta a jornada, tiveram início os jogos. As modalidades futsal e vôlei foram disputadas fora da sede campestre. O futsal foi para o Marquezinho e o vôlei para a Poliesportivo Mário  Eugenio (Quadra do Rosário).  


Vencedores participam da etapa estadual

Falando ao ET, o Conselheiro Regional, Gilberto Xavier, destacou que a Jornada, patrocinada pela  FENABB, Seguro Ouro Vida e Banco do Brasil,  tem como objetivo, promover o congraçamento entre atletas, as AABBs e a sociedade e, sobretudo, integrar os funcionários do BB, associados  e seus familiares.

“- Hoje, as AABBS têm muito mais sócios oriundos da sociedade como um todo, que propriamente funcionários do banco e isso ocorreu por vários motivos, a redução no número de funcionários do banco e a necessidade de sobrevivência das sedes”, justificou, destacando que nos áureos tempos o BB chegou a ter nos seu quadro, mais de 120 mil funcionários, hoje, o número reduziu  para quase a metade.  

A JEMABB é a primeira etapa de uma competição de nível nacional. Os vencedores da jornada microrregional mineira participarão da Jornada Estadual. Depois vem a etapa regional nacional, no caso de Minas Gerais, uma competição entre os estados da região sudeste (Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e no mês de novembro, a etapa nacional reunidos os melhores de cada região do pais nas diversas modalidades. 

Sérgio Marcelino Borges (Poião), funcionário do Banco do Brasil,  em Araxá,  há sete anos é o atual presidente da AABB daquela cidade e destaca importância da participação. “Há 20 anos a AABB de Araxá participa da Jornada, chegando inclusive, em algumas modalidades, à etapa estadual. É um congraçamento maravilhoso. É um prazer estar aqui em Sacramento, minha terra natal. Participando pela primeira vez em 2013, a AABB sacramentana trouxe este ano a Jornada para sua sede. Foi muito bom. 

 

Apaixonado pela área esportiva, Poião tem feito a diferença na sede  araxaense, e a novidade fica por conta de vários projetos, um deles é a Escolinha de Vôlei,  elaborado e coordenado pela Profa. Maria Bethânia Silva  Melo , que atende 124 crianças carentes, com recursos da ordem de R$ 900 mil, arrecadados junto à CBMN, através  Fundo de Participação  ao  Esporte.  “Só decidimos pelo projeto, pelo respaldo de Bethânia, pelo seu conhecimento e sua capacidade" e o que ela representa para o esporte de Minas e do país’’.