Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade realiza mais uma Expogal, com Torneio Leiteiro, Feicon e Exposição de Orquídeas

Edição nº 1422 - 11 Julho 2014

O Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha abriu seus portões a partir dessa quarta-feira, 9, até o domingo, 13,  para o 35º Torneio Leiteiro, 34ª Expogal,  9ª Exposição Nacional de Orquídeas e a 2ª Feira da Indústria, Comercio e Servicos (Feicom), promovidas pela prefeitura de Sacramento e o Círculo Orquidófilo de Sacramento. 

A abertura oficial dos eventos aconteceu na quinta-feira, 10, às 14h, no salão do Centro do Produtor Rural Anésio Gonçalves de Melo, com homenagens aos patronos, Natal Zago (Expogal) e Ferrúcio Bonatti (Feicom), pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro, que no discurso exaltou as figuras dos ilustres baluartes do progresso de Sacramento no ramo do agronegócio,  empresarial, comercial e industrial, destacando a importância de dos eventos que têm como objetivo divulgar as potencialidades do município nos setores comercial e industrial, agropecuário e orquidófilo, além de propiciar à população shows de duplas sertanejas. 

O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,  Turístico e Cultural, Luciano Gobbo, coordenador geral dos eventos afirmou que “as feiras reúnem este ano o que tem de melhor na região: o empresariado em geral, o produtor rural, o consumidor e a beleza das orquídeas O consumidor e o visitante que vierem ao parque vão ter uma gama de produtos e serviços, além dos shows e exposição de animais”. Gobbo destacou a realização do evento numa parceria entre Prefeitura e o Círculo Orquidófilo.

Antônio Carlos Bizinoto, presidente do Círculo Orquidófilo tem boas expectativas em relação, não só à exposição de orquídeas com aos demais eventos. “Este ano assumimos a responsabilidade da festa juntamente com a Associação dos Orquidófilos, que realiza a sua 9ª Exposição de Orquídeas. A exemplo do ano passado, estamos com boas expectativas até porque estamos promovendo esta exposição com a Expogal, a Feicom e o Torneio Leiteiro”, disse, lembrando que a exposição de orquídeas  estará aberta até domingo.

O Torneio Leiteiro, coordenado por Luciano Skaff, conta este ano com a participação de 30 animais de 12 produtores do município. Nos estandes do parque estão expostos 26 animais bovinos e de oito produtores, além de equinos. 

 

ITR é tema de palestra na abertura

Logo após a abertura do evento, o auditor fiscal da Receita Federal de Uberaba, Mauri Luis Menin, proferiu palestra sobre o Imposto sobre Imóveis Rurais (ITR) e na abordagem falou sobre a importância do imposto para o município, que tem convênio com a Receita Federal. “A partir desse convênio, o município é solidário com a receita na arrecadação dos tributos, que retornam 100% para o município, então é importante esse esclarecimento aos proprietários de terra, que são os contribuintes do ITR”, aleertou. De acordo com o auditor, dos 33 municípios subordinado à Receita Federal de Uberaba, 31  são conveniados 

 

Ferrúcio e Natal pessoas que fizeram a diferença

Para os filhos, Osny e Odíleia  Zago, acompanhados dos demais familiares, é  muito justa a homenagem ao pai Natal Zago, um dos fundadores da Associação dos Produtores de Leite na cidade , responsável pela construção do parque de exposições em área  doada por Milton Skaff, o idealizador da associação a partir do primeiro  Torneio Leiteiro em 1975. 

“- Ficamos felizes com a iniciativa, orgulhosos. Uma pena que esse reconhecimento não aconteceu enquanto ele era vivo, mas ficamos felizes pelo reconhecimento por tudo o que papai fez aqui”, afirma, destacando que apesar de hoje as cosias serem bem mais fáceis, a união da classe não é mais como nos primeiros anos da Expogal. “Eles tinham um grupo muito bom, era uma grande união, todos arregaçavam as mangas e trabalhavam mesmo, papai abdicava-se de tudo pra se dedicar à Expogal e ao parque. Eram tão unidos que fundaram uma associação que fez muita diferença durante um bom período”. 

 

As filhas de Ferrúcio Bonatti, Maria Aparecida e Tereza, netos e bisnetos receberam com alegria a homenagem ao pai, que fez a diferença na cidade no ramo da construção, como empresário, agropecuarista e político. “Papai foi um grande homem, empresário, construtor, filantropo, ele ajudou a construir Sacramento. Se vivo fosse, com as facilidades de hoje, nem sei o que ele seria de capaz de fazer e foi exemplo de vida e exemplo para todos nós”, reconheceram.