Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cafeicultores se reúnem em Jaguara

Edição nº 1437 - 24 Outubro 2014

Com o objetivo de incrementar o cultivo e a comercialização de cafés especiais na região, o Parque Náutico de Jaguara realizou nessa quinta-feira, 23, com o apoio da Cocapec - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, e do Sebrae, o II Espaço Jaguara de Cafés Especiais, encontro idealizado por um grupo de cafeicultores da Alta Mogiana, paulista e mineira, que tiveram os seus cafés premiados em concurso de qualidade.

O evento foi realizado em duas partes distintas: a primeira,  de formação, quando foram abordados temas referentes a cafés especiais, o cultivo e comercialização, com palestras a cargo do presidente da Cocapec, Maurício Miarelli, que abordou o tema, 'O Programa de Cafés Especiais da Cocapec';  o consultor da Bayer discorreu sobre o tema, 'Cafés especiais'; e Carlos Brando abordou o tema, 'O mercado de café atual e as perspectivas dos cafés especiais brasileiros'.

A segunda parte  do Espaço foi destinada à comercialização, que  consistiu de um leilão de 20 lotes de cafés finos, com pontuação igual ou superior a 84 pontos dentro da escala da BSCA,  previamente provados. Ainda na parte da tarde, Iroara Arantes, do Sebrae/ Franca promoveu o 'I Encontro de Relacionamentos e Negócios', quando  produtores se sentaram com compradores para oferecer os seus  lotes, dando  início a um estratégico relacionamento, que poderá nortear os seus futuros negócios.

O empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, um dos coordenadores do encontro, cafeicultor e anfitrião do II Espaço Jaguara de Cafés Especiais, abriu o encontro dando as boas-vindas aos participantes. Falou a seguir da importância do evento e do esforço feito pela classe para alcançar novos preços. “Estamos mobilizando a região para que possamos, cada vez mais, ter cafés produzidos por um preço melhor e isso vai fazer com que aumente a cafeicultura na região, visto ela ser extremamente importante para a geração de empregos e renda”.

Ivan Barbosa passou ainda à consultora do Sebrae/Franca, Iroara Arantes, as reivindicações dos produtores para alcançar esse objetivo e conclamou a todos para assinarem um documento de apoio à instalação de uma fábrica da Nestlé para fabricação de cápsulas para cafés a serem exportados pelo mundo inteiro 

Presente na abertura do encontro, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro destacou, em entrevista ao ET, a grandeza do evento. “Cumprimentamos os organizadores por este grande evento na nossa cidade, já na segunda edição. Ivan,  um grande visionário, que  está sempre envolvido no agronegócio e na cultura e que faz deste local, que é uma benção de Deus, um ponto  de reunião, sobretudo de grandes decisões”, frisou, ressaltando a importância da união dos cafeicultores.

“- É importante que haja a união de forças privadas,  políticas  e públicas para que o  objetivo seja alcançado. Por isso torcemos para a vinda dessa nova fábrica da Nestlé, que vai gerar de empregos. Sacramento se engrandece quando tem a presença dos cafeicultores, empresários e homens de negócios”, destacou.