Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

BR Card fecha posto em Sacramento

Edição nº 1399 - 31 Janeiro 2014

Durante anos, comerciantes e consumidores de Sacramento e de cidades vizinhas firmaram forte laços com a CredPar, que no ano passado, passou a denominar-se BR Card. Houve a troca dos cartões e tudo permaneceu inalterado, até meados de janeiro, quando, surpresos, os consumidores lotavam o escritório da financeira na Visconde do Rio, porque, de repente, a instituição, sem nenhuma explicação, fechou as portas.

E estarrecidos ficaram os comerciantes associados quando receberam a notícia de que as parcelas seriam recolhidas por uma loja da cidade, que pertenceu aos atuais donos da BR Card, a Magazine das Fábricas; e, também, pela Magazine Kids. 

“- Isso caracteriza um explícito direcionamento de vendas e invasão do resultado do faturamento das empresas, muitas delas concorrentes. Ora, o consumidor compra em minha loja e, mensalmente, vai pagar a sua prestação na loja que é minha concorrente. Obviamente, ali entrando a cada mês, será direcionado a fazer suas comprar naquele estabelecimento, sem contar o acesso aos dados das vendas relativas à empresas associadas, pois a empresa recebedora, no caso as duas Magazine vão ficar responsáveis pelo pagamento semanal dos borderôs, isto é, o faturamento de cada uma das demais empresas associadas, portanto, tomando conhecimento de seu faturamento. Isso é antiético”, denunciam. 

 Outra insatisfação dos associados é de que o serviço não foi ofertado a outros associados, que sequer foram notificados antes do processo consolidado. “Tomamos conhecimento, através de um comunicado afixado na frente da instituição financeira. Um  total desrespeito com os associados. A financeira veio para a cidade,  se instalou, usufruiu da camaradagem de todos os comerciantes que aderiram ao crediário, agora,  sem mais nem menos, sem dar satisfação aos sócios, fecha o posto, demite todo mundo  e instala tudo dentro de uma loja. É  justo isso?”, questionam.

Revoltados, os comerciantes levaram o caso à ACE – Associação Comercial e Empresarial, buscando uma solução, exigindo um local 'neutro' para o pagamento dos borderôs. “Se é uma instituição financeira de crediário,  tem que funcionar  como tal e não estar dentro de um estabelecimento comercial, ainda mais específico. Entendemos que a  financeira tem que funcionar como tal,  num lugar neutro, exclusivo para recebimento e pagamento. E cabe a ACE levantar essa bandeira”, pedem.

O ET, através de e-mail, pediu esclarecimentos ao proprietário do BR Card, Juarez Faria, que justificou o fechamento para “baixar despesas”.

“- Nossa empresa, assim como inúmeras outras, devido a nossa alta carga tributária e a necessidade de baixar despesas, a fim de proporcionar melhores serviços, com menores custos aos clientes, está fazendo essa reestruturação”. De acordo com a nota, Faria justifica o fato da Magazine das Fábricas e Magazine Kids fazerem o recebimento para a BR Card, como uma 'negociação'. “Sempre existiram no mercado lojas que prestam serviços de recebimento (...) trata-se de uma relação comercial, que se dá através de uma negociação comercial com os proprietários da Magazine das Fábricas e Magazine Kids”.

As empresárias, Jane Cleide Santana e Márcia Regina dos Santos, confirmaram a negociação comercial feita com Juarez Faria, dono da BR Card, para que as suas duas lojas, Magazine das Fábricas e Magazine Kids passem a fazer o recebimento dos cartões da BR Card e a pagar, semanalmente, os borderôs às lojas associadas. 

“O serviço de recebimento dos clientes e do pagamento dos borderôs às lojas associadas nos foi oferecido pela BR Card e aceitamos. Foi uma negociação comercial, sem nenhum vínculo entre os nossas duas lojas e a BR Card, não há nenhuma outra relação a não ser a comercial, nenhuma estratégia de vendas”, afirma Jane. 

Jane explica que a Magazine das Fábricas foi inaugurada na cidade em 1999, pelo empresário Juarez Faria, que, um ano depois, abriu também a CredPar, permanecendo proprietário de ambas até 2011, quando vendeu a Magazine para as empresárias Jane e Márcia. 

Ainda de acordo com Jane Cleide, a loja Magazine das Fábricas de Sacramento não faz parte da rede de Juarez Faria. “Não fazemos parte da rede que tem o mesmo nome, o nome nos foi emprestado, nós compramos a loja e hoje somos suas proprietárias. Éramos funcionárias da loja antes,  eu era supervisora de crédito na financeira e Márcia, gerente administrativa  do Magazine das Fábricas, compramos a loja e  somos independentes, só usamos o nome fantasia”, justificam.  

Ouvido pelo ET, através de emeio, o presidente da ACE, Fernando Borges, disse através de sua assessoria de imprensa, que desde o dia 21 de janeiro está intermediando um acordo entre os lojistas e a BR Card. “Na próxima terça-feira, 4, uma nova reunião está agendada entre o proprietário da empresa, Juarez Faria, e os lojistas, que terão como porta-voz o empresário Alessandro Soares, para uma solução do impasse entre as partes”, ressaltou o presidente.