Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Baixa do rio revela cidade de Nova Ponte inundada na década de 1990

Edição nº 1439 - 07 Novembro 2014

Escombros da  antiga cidade de Nova Ponte inundada há 21  anos (1993),  vieram à tona com o baixo nível da represa  devido à estiagem na região. Com a seca, os escombros revelaram cenários antigos, como a Igreja de São Sebastião e a Matriz de São Miguel. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONP), em setembro deste ano a represa estava com 17% da capacidade,  número que representa quase que  a metade do registrado no mesmo período de 2013, que foi de 35,31%.

Muitos  moradores relembram como era parte da cidade que há mais de 20 anos estava submersa após inundação para criação de usina hidrelétrica. “Fazíamos ponto de encontro nesse local  - Matriz de São Miguel -,  a juventude saía da escola e vinha para cá sentar, bater papo. Na época, eu tinha 16 anos e fazia isso todos os dias”, lembrou  Éder José Gundim. 

Outro morador, Ademir Inácio da Silva , morador da rua que recebia o nome de Benjamim Constant, recorda:  “Aqui ficava minha casa”, afirmou o comerciante que disse que não pensou que iria ver, novamente, o piso da antiga sala que pertencia a casa onde ele morava. “É bom relembrar o passado, mas ficamos tristes devido ao fato da água ter baixado tanto aqui”. Para Luciano Borges, ver os escombros da “cidade velha” gera preocupação. “É muito triste ver as águas baixarem, mas é bom conhecer um pouco do lugar onde meus pais e avós viveram, pelo menos um pedacinho do chão”.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a usina de Nova Ponte começou a ser construída em 1987 e o início da operação foi em 1994. A diminuição do nível da represa da hidrelétrica de Nova Ponte prejudicou umas das principais atrações turísticas do município: o balneário social. De acordo com o  vice-prefeito Weber Bernardes de Andrade, apenas com o turismo, a perda para restaurantes, bares e hotéis é de 30%.

A cidade de Nova Ponte tem 74 anos de história. Em meados de 1993/1994 a antiga cidade foi inundada e foi criada a nova cidade na parte mais alta da região, ao lado de onde é hoje a represa da usina hidrelétrica de Nova Ponte, às margens do Rio Araguari (rio das Velhas) e tem capacidade de geração de 510 MW. Tem uma altura máxima de barragem de 141 metros, com queda efetiva útil para geração de energia elétrica de 96 m1 e comprimento de 1600m. 

Ressalta-se que Nova Ponte é a primeira usina brasileira construída de forma a cumprir todos os requisitos de proteção ambiental previstos na legislação. Seu volume útil de reservatório de água, são de 10,375 bilhões de metros cúbicos. Seu lago, quando cheio inunda uma área de 449,24 km2 nos municípios de Iraí de Minas, Nova Ponte, Patrocínio, Perdizes, Pedrinópolis, Sacramento, Santa Juliana e Serra do Salitre.