Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bahia, circo e teatro são os enredos das escolas no desfile

Edição nº 1403 - 28 Fevereiro 2014

Acadêmicos do Borá

Presidida por Nivaldo Silva, que tem como diretora carnavalesca, Karine Ferreira da Silva, leva para a passarela o tema, 'Bahia Berço do Brasil'. Conforme o roteiro, vai mostrar um pouco da história do Brasil, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, que virá na comissão de frente,  até os dias atuais, a Bahia com suas danças, folclore, crenças, ritos e miscigenações. 

A Acadêmicos do Borá vai para a avenida com 173 integrantes. A bateria, comandada pelo mestre Manim, será ladeada pela ginga e beleza da rainha Daniela Barros e a madrinha Laélfia Letícia. 

O presidente Nival, com sete anos na avenida, tem grandes expectativas. ‘‘Este ano vamos em busca do título com um tema que promete. Este será nosso ano. Teremos surpresa como as bailarinas da Escola de Dança Carlos Fernandes e, estamos com o competente carnavalesco, Elizeu Izzi Jr.’’.

 

Beija-Flor Sacramentana 

Escola presidida por César Donizete Oliveira e a carnavalesca, Rosemary Idualte - Meire, leva para a passarela 280 integrantes para mostrar o tema, “Respeitável público, o circus chegou!”, com todo o universo circense: malabarismo, palhaço, acrobacias, monociclo, adestramento de animais, equilibrismo, mágicos,  em cada ala, a partir da comissão de frente, a história do circo vai ganhar vida. 

A bateria que tem à frente o mestre Testa vai comandar o ritmo da escola com seus 70 integrantes, ladeados pelas belas, a marinha Rosemeire de Oliveira, princesas, Nathiara Martins e Maryelly Resende, a musa Poliana P. Oliveira e a rainha infantil, Maria Clara.

Para Meire, a expectativa é grande. ‘‘Estamos ansiosos para chegar domingo. A escola está nos ajustes finais. O tema ‘Circus’ vai para a avenida com força total para a disputa do primeiro lugar. Estamos trabalhando para o título. A escola vai bonita e teremos muitas surpresas’’, frisou.

 

 XIII de Maio

A Escola presidida por Marciano Ferraz Pereira, com os carnavalescos Luiz Alberto da Silva e Anderson  de Oliveira, leva para a passarela o tema, “Na visão do seu olhar, o show vai começar”, com a proposta de mostrar o show no teatro, no circo, nos musicais e no carnaval,  desde a comissão de frente aos destaques, ao som da bateria do mestre Anderson Macalé e a ginga das belas, a rainha Viviany Costa e a madrinha Gabriela Bombom.

Marciano Ferraz, que assumiu a diretoria do clube há pouco mais de um mês, fala de sua satisfação por ser integrante do clube desde criança. 

‘‘- Minha eleição foi por aclamação e minha alegria é grande, porque cresci aqui no XIII. Quando criança toquei em outras escolas, mas depois sempre procurei estar dentro de meu clube’’, afirma, completando com a expectativa de realizar o primeiro carnaval de sua gestão. 

‘‘- Tenho o apoio do Luiz, do Som e de muitas outras pessoas, porque não dá para fazer isso sozinho. E, para mim, é uma explosão de emoção estar à frente da escola. Vamos para a avenida para manter o título de campeã que vimos conquistando nos últimos anos’’, afirmou.

 

Os jurados do Carnaval

Trinta jurados estarão julgando as escolas de samba, na sua plástica, evolução, enredo, ginga e muito mais. De acordo com Luciano Gobbo, a Comissão Organizadora apresentou os nomes de 50 jurados, podendo cada escola vetar quatro. Dos 38 restantes, a comissão escolheu 30. 

Alegoria: Marilese Pacheco, Sílvia a Cristina Bizinoto e Dari Maria A. Oliveira.

Harmonia: Sarah Mendonça, Renato Melo Borges e Maria Amélia Afonso. 

Porta-bandeira e mestre-sala: Ana Lúcia Scalon, Maristela Borges Tura e Maria Inês Borges Estevão. 

Fantasia: Maria Júlia Devós, Marília Bonatti e Carolina Mendonça Bizinoto. 

Baianas: Maria Crema, Claudia Cruvinel, Maria Elizabete Silvano. 

Comissão de Frente: Roberta Rocha Fonseca, Vânio Rodrigues Sílvia Cristina Andrade Tozzi. 

Evolução: Fabiano Augusto dos Santos, Ado Araújo, Murilo Scalon. 

Comissão de Frente: Priscila Costa, Francini Amui e Tânia Moreno. 

Enredo: Rita de Cásia Almeida Alves, Lúcia Eliza S. Pereira e Mônica Franklin. 

Bateria: Marcos Botelho, Bruno Lima e Túlio Marcos Anselmo da Costa. 

 

Unidos do Areão quer punição recíproca

A Escola de Samba Unidos do Areão, por decisão própria, alegando atraso da Prefeitura no valor e distribuição da verba destinada a cada escola, não desfila este ano. Pelo regulamento, não há punição alguma para a escola que deixar de desfilar. Mas o coordenador Luciano Gobbo, adiantou que, pelos questionamentos feitos, a Comissão deve se reunir com os presidentes de cada escola para analisar o caso, que foi inédito. “Como não há nenhuma cláusula nesse sentido, depois do carnaval, vamos reunir as quatro escolas, inclusive a Unidos do Areão, para juntos chegarmos a um consenso e fazer constar no regulamento uma punição para casos futuros”, afirmou. 

Ouvido pelo ET, Tiola, presidente da Unidos do Areão, aprova a ideia, desde que fixe também uma data limite para a Prefeitura divulgar o valor da verba que cada escola vai receber. “Acho que tem que ser recíproco, se o consenso for por punir a escola, que o atraso da divulgação da verba por parte da Prefeitura implique também a ela uma punição ou que abra o direito da escola não desfilar, por conta daquele atraso. No nosso caso, por exemplo, por que só a escola ser punida se a culpa foi da Prefeitura, ao divulgar o valor da verba a menos de dois meses do desfile e não cumprir a promessa de conseguir uma estrutura física para a escola’’, questionou.

 

Comissão do carnaval

Compõem a , além dos secretários, Eliana Ribeiro (Cultura e Turismo) e Lélio Aparecido de Souza (Obras), os funcionários públicos do município, Antonio Bizinoto, Arthur Pereirinha, Luciano Gobbo e Marcelo Santos.