Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ASAA se prepara receber selo de qualidade

Edição nº 1426 - 08 Agosto 2014

A diretoria e membros da Associação de Sacramento de Artesãos e Artistas encerraram nesta quarta-feira (6) o primeiro de três  módulos do  Programa de Certificação da Produção Artesanal, realizado pelo Sesi-MG em parceria com o Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), que tem o objetivo de aprimorar o processo de gestão de qualidade desses trabalhadores e segue o molde da ISO 9001. 

Para ministrar a primeira etapa do Programa, Yoná Guimarães Figueiredo, Consultora Técnica do Centro Cape, chegou a Sacramento no dia 28. Em entrevista ao ET, Yoná explica que a participação da ASAA no programa se deu depois de uma visita de Rahavi Dionísio, presidente do Circuito dos Lagos, da presidente  da ASAA, Leila Maria Tiago a Belo Horizonte para conhecer o programa. “A iniciativa foi da própria associação, que ficou sabendo do projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal subsidiado pelo SESI e Fiemg e durante essa visita ficou definida uma agenda de trabalhos em Sacramento, porque o projeto é feito em conjunto com os artesãos”. A agenda, segundo Yoná,  é constituída de três etapas: Cadeia Produtiva, Consultoria Especializada e Auditoria. 

A primeira etapa, que encerrou no dia 6, é a Cadeia Produtiva, que consiste de orientações do 5S, processo educacional japonês, etapa base para implantação da qualidade total: Triagem, Arrumação, Limpeza, Normalizar e Disciplina  “aqui fazemos o levantamento da Associação de modo geral, o ambiente, a inserção na comunidade, os produtos de cada artesão, matérias primas utilizadas, maquinarias, layout, fluxo de produção, divulgação, comercialização, controle  de clientes, fornecedores, descrição das peças, destinação do lixo sem impactar o meio ambiente,  pesquisa de aceitação dos clientes, dentre outros”.  

De acordo com Yoná, encerrada essa primeira etapa, todo material será levado para  BH, onde os dados serão avaliados, em caso de ok, iniciarão a segunda etapa. “Vencidas as três etapas, isto é,  cumprindo as normas do Instituto de Qualidade Sustentável (IQS), a Associação estará pronta para a certificação, que é um selo de qualidade,  um atestado de que a Associação é uma empresa organizada, comprometida com o meio ambiente, os produtos e os clientes. Um vez certificada,  cada produto sairá da associação com selo de qualidade”. 


Custo zero

Todo o processo de preparação para a certificação tem custo zero para a ASAA, “todo o processo é financiado pelo Sesi/Fiemg, tanto para artesãos independentes como para associações. O único custo que a associação poderá ter é com cópias dos formulários, porque esse  trabalho  é feito  através de uma Metodologia Participativa do Centro Cape, uma vez que os próprios artesãos participam, fazem  o levantamento e  preenchem os formulários. A associação fica com uma cópia, outra vai para o Sesi/Fiemg  e o IQS, para avaliação do trabalho, isto é, avaliar, se a associação cumpriu essa primeira etapa”. 

De acordo com a consultora Yoná, o processo de certificação leva,  geralmente, um prazo de seis meses a um ano.  Ainda, conforme Yoná, os dados ainda não estão atualizados, mas até 2011, 167 artesãos independentes havia recebido a certificação e destaca que não há mais vagas para 2014. 

 

Artesãos e artistas interessados em informações sobre agendas, podem acessar o site http://www.pousoeprosa.com.br

 

Avaliação positiva

Yoná que veio a Sacramento pela primeira vez e passou oito dias com os artesãos, faz uma avaliação altamente positiva sobre a Associação “quando a gente chega tem uma primeira impressão e ao contrário do que dizem,  que  a primeira impressão é a que fica, não é bem assim. A coisa acontece no decorrer do trabalho, quando começamos a perceber mudanças na atitude do artesão quanto no ambiente interno e para a minha grande satisfação, ontem (5/8), quando cheguei, elas estavam organizando o ambiente, aplicando os 5S e deixaram o ambiente com novo layout. Foi gratificante ver,  porque foram melhorias muito grandes que pude testemunhar e essa é a impressão que vou levar”.  

 

ASAA no Uai Paulista

Rahavi Dionísio (foto), Diretor de Artesanato do Circuito dos Lagos tem a função de apoiar, orientar, acompanhar e  criar oportunidades às entidades de  artesãos  das cidades associadas ao Circuito e tem sido ao longo dos últimos anos, um parceiro e tanto da Associação de Sacramento de Artesãos e Artistas (ASAA), que mesmo antes de Sacramento aderir ao  Uai Paulista em 20/07, a entidade já havia participado de dois eventos, um em Igarapava e outro em Ribeirão Preto, conforme explica Leila “a ASAA filiou-se à Associação de Aramina para podermos ter acesso aos eventos no estado de São Paulo. Agora, com a adesão de Sacramento, a ASAA está  duplamente contemplada”. 

Para Rahavi, a adesão dos municípios mineiros ao “Roteiros Turísticos Uai Paulista” vai fomentar e enriquecer sobremaneira o turismo regional “essa é uma nova ferramenta de comercialização de produtos turísticos: artesanato, hospedagem, alimentação, passeios. É um novo portal de vendas sobretudo,  para o artesanato que vai expor seus produtos num custo muito baixo, porque eles não pagam pelo espaço. Há subsídios, um fundo  do governo do Estado de São Paulo par ao projeto. Eles estão suspensos agora nesse momento político, mas são muito importantes para a implementação de muitos eventos de modo geral”, explica e acrescenta que produtos de artesãos de Sacramento foi selecionados pela Superintendência do Trabalho Artesanal Comunitário (Sutaco) de São Paulo “na feira artesanal em Ribeirão Preto, a Sutaco selecionou produtos de Sacramento para fazerem parte do cadastro de comercialização”. 

 

Rahavi explica que o Uai Paulista nasceu através do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (SindiFranca). “A idéia nasceu no sindicato como uma alternativa para atender a classe empresarial que vem a Franca e que, geralmente,   traz a família, esposas, filhos, que começaram a se interessar por cidades da região. Foi então  que viram a necessidade de uma rota alternativa para  propiciar-lhes conhecer cidades da região, isto é,  surgiu a necessidade de  ter  um roteiro turístico. E a idéia se concretizou em parceria com a  Secretaria de Turismo, do Circuito dos Lagos e Unifacef e muito em breve teremos um roteiro turístico integrado: do lado paulista,  de Ribeirão Preto pra cá e do lado do Uai, com os 10 municípios associados ao Circuito dos Lagos, incluindo Sacramento e   e Uberaba  que já aderiram ao projeto no final do mês de julho”.