Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ASAA realiza mais uma etapa para certificação

Edição nº 1433 - 26 Setembro 2014

Frederico Eduardo Coelho Seabra, do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (CAPE), de Belo Horizonte, esteve em Sacramento nos dias 22 e 23, para mais um curso de capacitação com os artesãos da cidade, visando a certificação dos produtos fabricados pela Associação. 

Inteiramente gratuito, patrocinado pelo Sesi e Fiemg, o primeiro curso aconteceu no mês de julho com a presença de Yoná Guimarães Figueiredo que, durante uma semana, falou sobre a cadeia produtiva e os 5 S. Agora, foi a vez de Frederico, que explica o trabalho desta primeira fase.

“- Estamos implementando novos controles para a ASAA, até mesmo para que o artesão possa trabalhar, inclusive, em casa, dando a destinação correta dos resíduos, a política de qualidade, tabela de preços, fornecedores, etc. Finda essa parte, virá o auditor para o veredicto final e certificar essa primeira fase, porque, na realidade, a certificação acontece por etapas”, explicou, adiantando o programa da fase seguinte. 

“- Na segunda fase, passaremos a novos tipos de controles, por exemplo, de estoque de produto acabado e de matéria prima, fluxo de caixa, o tempo gasto para produzir as peças, ou seja, para se chegar à certificação eles têm de ir subindo degraus, um a um, para um cliente chegar e ter a certeza de que aqui tem produtos de qualidade”.

 De acordo com Frederico a certificação final leva um tempo médio de um ano a um ano e meio. “São três fases, cada uma com três etapas. Na primeira fase são cobrados três produtos de cada artesão; na segunda, 50% dos produtos, e, na terceira, 100%, por isso há um certo trabalho que precisa de muita calma para acertar sempre”, explica, informando que há hoje em Minas Gerais, cerca de 800 artesãos independentes ou cooperativados,  em processo de certificação em diferentes fases.

Elogiando o trabalho desenvolvido pela ASAA, Frederico disse que “o trabalho desenvolvido pela ASAA é fantástico, a Associação está de parabéns, eles estão no caminho certo, muito bom. E espero que, quando retornar eu possa ver daqui pra melhor, um processo continuo de melhorias”. 

O presidente Rhavi Dionísio, que assumiu a ASAA no  início desta mês, participou do curso  com as artesão Rita Vieira Scalon Elza Aparecida Oliveia Leite, Leila Maria Tiago, Joana D´Arc de Carvalho, Joselina Alves da Silva e Josiane Aparecida Silva Rezende.

“- Chegamos agora num estágio um pouco mais avançado da consultoria, conferindo se fizemos as tarefas que nos foram delegadas e, graças a Deus atingimos. Este é o caminho que eu, como consultor de Artesanato do Circuito dos Lagos, sempre quis, que a ASAA se tornasse uma referência. E, estando na presidência, meu maior sonho é colocá-la onde ela merece, porque a ASAA é feita de gente de qualidade, produtos de qualidade e, principalmente, o ser humano da  ASAA é de gente muito boa”.