Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ASAA conquista a primeira estrela rumo à certificação

Edição nº 1441 - 21 Novembro 2014

O presidente Rhavi Dionísio, Elza Aparecida Oliveira Leite, Joana D´Arc de Carvalho, Joselina Alves da Silva e Josiane Aparecida Silva Rezende, Leila Maria Tiago  e Rita Vieira Scalon,  artesãos da Associação Sacramentana de Artesãos e Artistas (ASAA) receberam a primeira das três estrelas da certificação dos produtos que fabricam. 

O diploma de certificação foi entregue na sexta-feira, 14, na sede da ASAA, pelo consultor  do Instituto Centro Cape, Lélis Fonseca, no final do curso de 16 horas que ministrou aos artesãos, abordando os temas, cadeia produtiva, organização das oficinas e documentação.

Em entrevista ao ET, Fonseca falou sobre a segunda etapa do curso que abrange a implantação dos controles de venda e marketing.  “A partir desse momento eles têm 30 dias de prazo para organizar a pasta para a auditoria. Estamos no final do ano e para tudo há prazos”, ressalta. 

Com o objetivo de aprimorar o processo de gestão de qualidade desses trabalhadores,  seguindo os molde da ISO 901, o cursos de Certificação é patrocinado pelo Sesi/Fiemg, sem nenhuma ligação com órgãos governamentais. Os cursos e os processos em andamento não sofrem com os cortes governamentais, comumente feitos em períodos de transição de governo.

“- A determinação de prazos faz parte do processo de certificação e tem de ser cumprida à risca, some-se a isso, a proximidade do final do ano, para já iniciar o ano vindouro com outras etapas e novas turmas.  Hoje, eles recebem a primeira das três estrelas e, se conseguirem cumprir tudo que  foi pedido, no 'para casa' para a auditoria, farão jus à segunda estrela”, frisou Fonseca, destacando o progresso da turma. 

“- É notório o envolvimento do grupo, que tem apresentado resultados muito satisfatórios no cumprimento de metas e compromissos e, eles mesmos estão percebendo as mudanças.  E pelo envolvimento do grupo, a segunda estrela virá com certeza. Quando chegarem à terceira estrela poderão usar a imagem IQS (Instituto de Qualidade Sustentável), que é o selo de qualidade dos produtos”. 

De acordo com Lélis Fonseca, mais de 100 associações e artesãos autônomos estão em processo de certificação.


Para Rhaavi, Certificação é um divisor de águas

Cobrindo o evento, o ET percebeu que foi notória a alegria dos artesãos participantes do processo ao receberem a primeira estrela, conforme registra o presidente da ASAA, Rhaavi:

“- Não há nada mais gratificante do que isso que está acontecendo. É claro que  vai demorar muito para a cidade, as pessoas e o próprio artesão  entender a dimensão dessa certificação, porque estão habituadas com as coisas de um jeito, mas uma coisa digo, dificilmente vamos conseguir outra chance de melhoramento na qualidade dos artesanato de Sacramento, na qualidade da administração  de uma empresa  de artesanato. Essa certificação, que se depender de nós vamos conseguir,  será um divisor de águas, pois a partir do momento que iniciamos o processo de certificação,  a ASAA teve um giro de 360 graus em termos de qualidade, de visão de administração de gerenciamento de produção e ganhou visibilidade”. 

 

Presentes na entrega do certificado da primeira estrela, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social,  Marco Aurélio de Almeida, e o secretário de  Governo e de Cultura e Turismo, Adriano Magnabosco.