Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Alameda dos Trabalhadores: Quando a cidadania faz a diferença

Edição nº 1443 - 05 Dezembro 2014

A Alameda dos Trabalhadores no segmento da av. Aníbal Ferreira Cândido, próxima ao bairro São Geraldo, é um dos cartões postais da cidade. A alameda conta com dez residências e os moradores dão lição de cidadania com a beleza e limpeza do local. 

O ET esteve visitando o local no dia em que a moradora Maria de Lourdes Pires (Lurdinha), idealizadora da revitalização do espaço pintava as lixeiras feitas de pneus. “Moro aqui há dez anos e comecei a pensar que poderíamos melhorar esse cantinho e todo abraçaram a causa. Estes terrenos foram doados pelo prefeito Biro; no governo do prefeito Joaquim,  fizeram os canteiros, o asfalto e  o resto é obra nossa, de todos os moradores. Mantemos tudo muito limpo, os jardins arborizados e floridos, e os canteiros pintados”, informa. 

Segundo Lurdinha, cada morador comprou uma arvorezinha e os acessórios e os pneus foram conseguidos na sucata para servir de jardineiras. “Todos ajudaram e ajudam, a manter o local sempre revitalizado, inclusive as crianças, que aprendem desde cedo o respeito pelas coisas, sobretudo, pelo que é do coletivo.  Ninguém deixa um lixo sequer na rua. Temos que ter carinho pelo lugar onde moramos”, afirma e completa, explicando que cada vizinho cuida de sua frente e todos cuidam o canteiro central.

Agora, os moradores vão investir na decoração natalina. “Cada um de nós  enfeitaremos  a nossa  porta e todos juntos  enfeitaremos o canteiro, serão muitas luzes na alameda toda. Cada um ajuda de uma forma, com mão de obra, com material, mas o importante é reconhecer que o espaço  é de todos”, finaliza.