Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Administração Fazendária tem nova chefe

Edição nº 1416 - 30 Maio 2014

A professora de Letras, Graziela Faria Duarte é a nova chefe da Administração Fazendária de Sacramento, empossada na manhã dessa terça-feira, 27, em solenidade realizada no auditório da Associação Comercial. Ela assume a vaga deixada por Wagner José da Silva Jr., nomeado chefe da AF de Uberaba. 

Após assinar o termo de posse, Graziela agradeceu e falou da disposição e vontade de trabalhar. “Prometo não me esmorecer diante das dificuldades e farei jus aos que me precederam na AF Sacramento e honrarei a Secretaria de Estado da Fazenda, SEF, para que sirva de exemplo aos que me sucederem. Direcionarei meus esforços para os contribuintes com eficiência, ética, responsabilidade e transparência, para alcançarmos os objetivos da Secretaria de Estado a que tenho a honra de fazer parte”. 

Graziela Faria Duarte, 36,  é natural de Belo Horizonte, formada em Letras pela UFMG, e pós graduada em Ensino e Aprendizagem de Idiomas, também pela UFMG e, pós graduada em MBA, em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professora por 14 anos, inclusive na UFMG e ingressou na Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, por concurso em 2008, dois anos depois foi nomeada para o cargo efetivo como Gestora Fazendária, atuando na SEF no setor de Contabilidade e assessoria de gabinete e trabalhou ainda como coordenadora do programa de Educação Fiscal e do programa de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação. 

Aparecida Dozolina Fortes Dias, Superintendente Regional da Fazenda/Uberaba, agradeceu a Wagner que, merecidamente, assume uma das unidades em Uberaba, deu as boas-vindas a Graziela e destacou a importância da unidade da AF numa cidade, e.

“- A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais é uma secretaria de excelência e vem cumprindo a sua missão e é dessa forma que atuamos em Uberaba e Sacramento, procurando agilizar de forma tranquila essa situação tão árdua que é lidar com impostos”, afirmou, destacando que a AF é uma instituição meio. “Ela não é uma instituição fim, mas é um meio, porque é através dela que provemos  de recursos os cofres que permitem aos poderes constituídos atender as demandas e necessidades do Estado e dos municípios”. 

Encerada a solenidade de posse, a superintendente Aparecida e equipe reuniram-se com os funcionários para apresentação do relatório  SEF, do Estado, Regional e Sacramento, relativo ao ano de 2013. 

 

Wagner Jr elogia Administração Fazendária de Sacramento

Wagner José da Silva Júnior   assumiu a unidade AF/Uberaba, sua terra natal, o que representam crescimento profissional único na vida de um servidor fazendário. “Eu estou agarrando com muita força essa chance que me foi dada e se Deus quiser, vou corresponder”, afirmou otimista, agradecendo.  

Depois de um ano e três meses trabalhando na cidade, não poupou elogios. “Foi um tempo curto, mas de uma experiência muito intensa em Sacramento, com um excelente quadro de funcionários. A cidade é muito rica cultural e economicamente e isso nos proporciona um ganho profissional em nível de conhecimento, foi muito enriquecedor em experiência e conhecimento”, reconheceu. 

Questionado pelo ET sobre a economia do município, Wagner disse que Sacramento está muito bem em relação a outros do mesmo porte. “Se pegarmos como referência o  VAF, (Valor Agregado Fiscal), Sacramento tem um dos melhores do Estado. Se analisarmos os índices do VAF, o número  de veículos, que chega a cerca de  10.500 veículos licenciados, o que isso gera de IPVA é um valor muito significativo para  uma cidade que não tem nem  30 mil habitantes”. 

Wagner destaca ainda que teve  a oportunidade de conhecer boa parte do município nas visitas à zona rural. Wagner agradeceu a parceria com as prefeituras de Sacramento e Conquista, aos funcionários Fernando, Reinaldo, Kátia, Raí, Renata, Marina e Iara  e a cidade com um todo e desejou sucesso á Graziela. 

 

De acordo com Wagner, a função precípua da AF de abastecer os cofres do estado com a arrecadação de impostos e existe  para facilitar a vida dos contribuintes, que pagam impostos estaduais (ICMS, ITCD, IPVA e outros), em relação a parcelamentos, contribuintes inadimplentes. “A administração fazendária faz um contato direto com o contribuinte”. 

 

Ílio Araújo assume Conselho de Saneamento Básico

O bancário aposentado, Ílio Borges de Araújo é o novo presidente do Conselho Técnico de Regulação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico de Sacramento – Comusa. Criado em 2011 pelo então prefeito, Wesley De Santi de Melo e aprovado por unanimidade pela CMS, o Conselho tem o objetivo de orientar, sugerir, controlar e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico e visa trazer para o foco da comunidade representada, a inserção de voz e constatação da regularidade sobre o desenvolvimento de tais atividades. 

 

A nova diretoria, que tomou posse dia 21 último, em é formada, além de Ílio, pelo seguintes membros: Luiz Devós (presidente suplente); Marco Aurélio Martins Borges (Diretor do SAAE) e Synira Manzan de Mello (suplente); Lélio Aparecido de Souza (Secretário de  Obras e Serviços Urbanos) e Donato Ferreira Júnior (suplente); Danilo Inácio Padovani (116ª Ordem dos Advogados do Brasil) e Carolina Urbano (suplente); Hermógenes Vicente Ribeiro (Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento) e Thalys Andrey Nunes Rodrigues (suplente); Henrique Spirandeli de Andrade (Associações de Bairros) e Anderson de Oliveira (suplente); Guilherme Vilela de Almeida Borges (Associação Comercial e Empresarial de Sacramento) e Rosana Aparecida Castanha (suplente).