Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

194 anos de Sacramento: Noite de homenagens

Edição nº 1428 - 22 Agosto 2014

A quase bicentenária Sacramento comemora neste domingo, dia 24 de agosto, 194 anos, mas as festividades iniciaram no dia 17 com missa de abertura na Matriz de Nossa Senhora D´Abadia, celebrada pelo pároco, Pe. Eduardo Ferreira, com a presença de autoridades dos poderes constituídos. As festividades terminam neste domingo com inauguração dos canteiros e missa de encerramento.

Na segunda-feira, 18, na praça Getúlio Vargas, abertura cívica da Semana da Comunidade, resgatada pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro, em 2013, que tem como patrona este ano, a  escritora Carolina Maria de Jesus, no ano do seu centenário de nascimento. 

Após as homenagens ao fundador da cidade, Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswick,  o prefeito outorgou a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento a sete cidadãos que prestaram relevantes serviços à cidade nos segmentos empresarial, filantrópico, religioso, social e familiar. (Veja abaixo).

No discurso de saudação aos novos comendadores, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro destacou que os homenageados “sempre mostraram e ensinaram muito a Sacramento, sobre valores humanos, familiares e religiosos. Cada um, a seu modo, colaborou para o crescimento e engrandecimento da cidade. Temos a alegria de dizer que somos sacramentanos e  cada um dos senhores ajudaram a erguer cada tijolo na edificação de nossa Sacramento”. 

Ao longo da semana, o prefeito Bruno Cordeiro inaugurou as academias ao ar livre, Eleusa Pontes e Profa. Tatá, Salão Comunitário Lázaro Vitoriano Rosa e praça Marcão do Mutirão, inaugurou também ampliação, reformas, pinturas e melhorias e revitalização e  substituição de luminárias de espaços e prédios públicos.

 

As festividades encerram neste domingo,24, a data que marca o aniversário da cidade, com inauguração dos canteiros da av. Vigário Paixão e missa em ação de graças na Matriz do Santíssimo Sacramento.

 

Comendadores falam da emoção pelo reconhecimento

Justa e meritória a homenagem a tantos cidadãos que de alguma forma ajudam a escrever a história da cidade nestes 194 anos. O ET conversou com cada um dos homenageados com a maior honraria do poder Executivo. 

Cezar Felipe Colombari da Silva - “Nem tenho palavras, porque é uma emoção grande. Essa medalha leva o nome de Nossa Senhora e isso vem demonstrar que temos que ter muita fé em Deus. Ser reconhecido pela terra que a gente ama não tem preço e, ainda mais, com uma comenda que leva o nome de Nossa Senhora. É demais! Graças a Deus, já fui reconhecido e condecorado em muitos lugares, mas essa, com certeza, será a que mais vai pesar, porque além de levar o nome da minha cidade, leva o nome de Maria, a Mãe de Deus”. (Delegado Regional da Polícia Civil, lotado em Araxá, que durante quatro anos prestou excelentes serviços à cidade na área de segurança pública).

Geraldo Loyola - “Eu, aos 90 anos, já fiz de tudo e agora vem esse reconhecimento, que me deixou muito surpreso, porque não esperava uma homenagem dessas. Agradeço ao prefeito por essa honraria e agradeço também a todos que nos ajudaram a recebê-la, porque para chegar a essa condecoração foi muito trabalho com meus irmãos e muitas outras pessoas. Sou grato”. (pai de família, empresário do ramo do café com os irmãos José e Antônio, com quem fundou a empresa irmãos Loiola, especialista em compra e venda de café tipo exportação, em 1972).

Herculando Almeida - “Essa homenagem, para mim, é uma honra muito grande. Acho que não mereço, mas a bondade  do povo de Sacramento vai acima do meus desejos. O povo de Sacramento  é que me dá essa medalha, pela confiança que sempre teve comigo nesses anos todos na farmácia. Estou muito feliz e agradecido”.  (Farmacêutico, pai de família, desportista membro da diretoria do CAS e proprietário da Farmácia Esperança, onde  se iniciou na profissão, em 1947, aos 18 anos).

Mons. Levi Fidelis Marques, padre diocesano, ordenado em 1987, foi pároco em Sacramento por 12 anos (1996/2008). Hoje trabalha em Araxá, na paróquia Santo Antônio de Pádua, em Araxá. Ao fazer o agradecimento pela homenagem recebida, destacou a importância da colaboração de cada um na sociedade e do reconhecimento, atitudes que enobrecem o ser humano. 

Oralda Martins Manzan - “Não sei baseado em quê recebo essa homenagem, porque acho que tudo o que fiz foi muito pequeno, como dizem, ela é 'muita areia pro meu caminhãozinho', que jamais daria conta de carregar. Mas se me deram a medalha, devem ter visto alguma coisa e recebo com gratidão a homenagem do prefeito Bruno, um menino que vi nascer e crescer. Fico muito agradecida, muito feliz”. (Mãe de família, mulher engajada nas pastorais da Igreja católica e voluntária nos serviços sociais).

Rodolpho Soares de Rezende - “Uma homenagem dessas nos enobrece muito, porque este mês estão completando 52 anos que cheguei a Sacramento, em agosto de 1962. Na hora que recebi o convite fui recordando dos primeiros anos na cidade e vi que valeu a pena. E aqui vou trocar abraços com  dois compadres que também estão sendo homenageados, a comadre Oralda e o compadre Geraldo, quer coisa melhor?”. (Rodolfo Soares Rezende, empresário pioneiro no ramo de materiais de construção (cascalho, brita, areia, terra, pedra) e  filantropo atuante em várias entidades, desde os tempos da construção do Seminário Santíssimo Sacramento, nos fins do anos 50, início de 60).

Saulo Wilson - “Sinto-me satisfeito, alegre, não digo orgulhoso, porque isso seria uma coisa muito errada, mas estou agradecido, pela distinção, porque acho que o que fiz, apenas cumpri meus deveres, minhas obrigações. Eu sempre pautei  a minha vida num pensamento do filósofo Kant: “Cumpra o seu dever, aconteça o que acontecer”. Mas estou muito honrado com uma homenagem dessas”. (Advogado aposentado, pai de família, avô, professor, empresário e, atualmente, escritor,)

Saulo Wilson lança nesta sexta-feira, 22, em Noite de 

 

Autógrafo na Casa das Cultura, o livro, 'No Reino da Bucolândia', e já tem no prelo um romance escrito.