Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sak's promove encontro entre Heróis do Futuro e idosos

Edição nº 1366 - 14 Junho 2013

Os Heróis do Futuro, projeto da Sak´s Confecções implantado em 2010, duas  vezes por ano faz um trabalho junto ao Lar São Vicente, oportunidade em que os adolescentes oferecem aos idosos, um dia de descontração, com alimentação, lazer e brincadeiras. A iniciativa tem como objetivo, fazer com que os jovens tenham carinho pelos idosos e  levem isso para família.

E de fato é o que sentem, como expressou Marina Santos, 15, integrante do projeto Heróis do Futuro. ‘‘É muito bom estar com os idosos, ficam felizes em poder lhes proporcionar um dia descontraído e que a companhia deles é muito boa. Conseguem se doar um pouco mais quando estão com eles, passeiam, brincam e lancham com os idosos. Citou também que todos os integrantes sabem que muitos deles não têm família e que ambos ficam muito felizes com a presença dos jovens. “Eles precisam de carinho e sabemos que algum dia estaremos no lugar deles”, disse Marina.

O primeiro encontro deste ano aconteceu no dia 25 de maio, no sítio Bela Vista, de propriedade de José Renato Marques, com a participação de 23 internos do lar, acompanhados por seis voluntários, três acompanhantes e mais a cozinheira Luciene Aparecida Rezende; a funcionária Josilene Silva e a técnica em enfermagem, Naiara Oliveira. 

Uma das voluntárias, Márcia Cristina Urbano, acompanhou os idosos nesse dia de entretenimento, e diz que o faz sempre que é solicitada, pelo imenso prazer que sente ao realizar o trabalho. “Estar junto a eles me traz muita satisfação. Adoro ouvir suas lições de vida e eles sentem necessidade de serem ouvidos. Cada um tem seus hábitos, sentimentos, eles precisam desse afeto, são ações que fazemos que nunca cobraremos e nem eles cobrarão de nós, é recíproco”, declarou. 

Já para a técnica de enfermagem, Nayara Oliveira, que mora em Conquista, e vem todos os dias trabalhar em Sacramento, acompanhar os internos no dia de lazer foi também uma grande satisfação.  “Foi tudo de bom – avaliou - a gente aprende a ter paciência com as pessoas, a parar de reclamar de coisas mínimas, além de conhecemos a história de cada um. A gente se identifica e consegue ver menos problemas onde nunca imaginávamos. Esse contato é uma lição de vida”.

Na avaliação final, não se sabe ao certo quem gostou mais. A certeza que se tem é de  que o encontro foi tudo de bom e ganharam todos: os jovens, os voluntários e os internos do Lar.

O casal, Sebastião Gomes da Silva, 76, e Maria do Rosário, 54, se conheceram no Lar e estão namorando há um ano. Sebastião está no Lar São Vicente há 14 anos e Maria há oito anos. E se ele gostou do passeio do ano passado, gostou muito mais deste, afinal estava bem acompanhado.  E, agradecido, afirmou: “Fomos muito bem recebidos, legal, a comida muito boa. Obrigado ao José Renato, aos meninos e aos voluntários. Desejo que todos estejamos aqui de novo no próximo ano. Gostei muito das crianças da Sak´s, tiramos muitas fotos,  tivemos um dia muito agradável”.

Já Mariano Gaspar Reis, 62, morador do Lar há três meses e se recuperando  de uma fratura no fêmur, participou do encontro pela primeira vez e garantiu que foi um dia maravilhoso.  “Foi tudo muito gostoso, os meninos nos mostraram a natureza e toda sua alegria... Este trabalho com esses jovens é uma lição de vida, não esperava encontrar uma empresa que cuidasse desses 15 jovens. Deixo uma mensagem a eles para sempre procurarem boas companhias, andarem no caminho certo, fugir das drogas. E vejo que na companhia dessa moça (referindo-se à coordenadora, Maria de  Lurdes Folleto) estão aprendendo tudo de correto para terem uma vida digna”.

 

Promotor José do Egito fala aos ‘Heróis do Futuro’

 

Tendo acompanhado desde a criação, o projeto ‘Heróis do Futuro’, em fevereiro de 2010, o promotor de Justiça, José do Egito de Castro Souza, convidado a proferir uma palestra aos adolescentes, abordou o tema, ‘Escolhas’, deixando uma mensagem que sensibilizou a todos, a começar de sua experiência de vida.

Afirmou o promotor que sendo cada jovem responsável pelos seus atos, ele não pode chegar aos 18 anos sem ter alguma experiência de vida e essa oportunidade está sendo dada a todos através do projeto.

‘‘No mundo atual, começar do zero é muito complicado, especialmente por conta da demanda de pessoas procurando emprego sempre aumentando. Há uma disputa grande por vagas e vocês, aos 14, 16 anos estão sendo já encaminhados a uma atividade profissional. Isso é muito bom’’, elogiou.

Destacou também a importância dos estudos e do empenho e desempenho de cada um, para fazer sempre as escolhas certas. ‘‘Aqueles  que optarem pelo caminho do mal ou o caminho mais fácil, certamente estarão fazendo a escolha errada’’, alertou, ressaltando o valor da Educação na vida de cada um. 

‘‘- Há escolas públicas, hoje muito boas e gratuitas, todos, portanto, podem e devem ter uma formação profissional, basta querer e fazer a escolha certa’’, disse mais.

De acordo com José do Egito, ‘‘são escolhas que os adolescentes fazem ao longo da vida, que farão grande diferença futuramente. E, para isso, devem enfrentar os obstáculos. ‘‘Vocês não podem desistir no primeiro obstáculo’’, recomendou.

Falando ao ET, disse o promotor que o projeto Heróis do Futuro, da empresa Saks, é um exemplo a ser seguido.

‘- ‘Nele, jovens com idade a partir de 14 anos de idade, após o período de estudo, ficam na empresa por tempo de até quatro horas e recebem acompanhamento por equipe de profissionais devidamente qualificados, preparando-os, não apenas para a vida profissional, mas, sobretudo, para o exercício da cidadania.

Ações como aquelas desenvolvidas para com os idosos do Lar São Vicente de Paulo são exemplos disso, não se olvidando, ainda, que, estando no projeto, os menores estarão longe das ruas e das drogas, além de propiciar aos pais e/ou responsáveis, também trabalhadores/colaboradores da Saks, tranquilidade para produzirem mais e melhor em suas empreitadas,’’ avaliou o promotor, que acompanha o projeto desde 2010.