Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento vai às ruas: 'Queremos ser ouvidos...'

Edição nº 1368 - 28 Junho 2013

Cerca de 400 manifestantes entre jovens e adultos, além de crianças acompanhadas pelos pais participaram de uma caminhada pacífica pelas ruas de Sacramento, na tarde da última sexta-feira, 21. A manifestação na cidade foi convocada pelo movimento 'Sacramento Manifesta', liderado por Camila Machado, Thiago Scalon e Tamara Recidive e teve como objetivo, apoiar os manifestos que ocorrem por todo o Brasil, contra a corrupção, mau emprego do dinheiro público e melhorias nos serviços oferecidos à população como Educação, Saúde, Segurança, Cultura, dentre outros.

Convocada pelas redes sociais, em especial o Facebook, a partir do início da semana, a sociedade civil aderiu ao movimento e foi para as ruas portando cartazes, faixas e bandeiras. Concentrando-se na praça Getúlio Vargas, com dois veículos batedores da PM, a manifestação foi acompanhada o tempo todo pelos militares, sem nenhum incidente. A caminhada seguiu pela avenida Benedito Valadares,  rua Major Lima, avenida Capitão Borges, av. Vigário Paixão e retorno à praça.  

Falando pela liderança do movimento, a jornalista Camila Machado diz que o objetivo do grupo é “acabar com a cultura da violência imposta pela ditadura de 64. É a cultura do medo que gera desconfiança, que gera necessidade de controle. O medo, a insegurança e o egoísmo são as bases da 'cultura do consumo', que as escolas reproduzem. Esse conceito de educação gera excelentes consumidores alienados e omissos politicamente”.

De acordo com o movimento, a manifestação nas ruas expressa o desejo da sociedade ser ouvida pelo governo. “Nosso desejo é o de construir um Brasil de fato democrático, mais justo, pacífico e próspero para todos”, ressaltou, informando as reivindicações do movimento. “As exigências do povo são muitas, e nosso movimento requer do poder público, a tomada de providências, conforme será lido e encaminhado às autoridades. 

 

Em nível nacional pleiteamos pela:

- Não aprovação da PEC-37.

- Prisão imediata dos condenados pelo mensalão do PT e julgamento do mensalão do PSDB.

- Aumento da pena nos crimes contra a administração pública;.

- Reforma política.

- Reforma tributária com a diminuição dos impostos e taxas;

- Fim do foro privilegiado.

- Zelo com o dinheiro público com a utilização de todos os princípios que regem a administração pública, sobretudo, nas licitações.

- Maioridade penal, pois não adianta, nas palavras de nosso comandante “Enxugar gelo”, quando se prende um menor infrator, que é solto logo em seguida.

- 10% do PIB investidos em educação.

- Mais investimentos em saúde e menos gastos com festa e propaganda.

 

Em nível Estadual, queremos:

- Piso salarial Nacional dos professores da rede pública.

-  Maior contingente de policiais militares (equipados).

- Pela segurança de Sacramento para o fim da desordem que consome as residências, com furtos, roubos também, aos estabelecimentos comerciais.

- Maior contingente de policiais civis (equipados), pois aqui temos apenas um delegado e um escrivão de polícia.

- Nomeação do 2º Promotor de Justiça.

- Reabertura da Defensoria Pública ESTADUAL.

- Recapeamento das rodovias estaduais que circundam nosso município (em especial a MG-428 e MG-190).

- Diminuição no valor do ICMS cobrado em Minas.

- Fim dos gastos de dinheiro público com eventos de inauguração de obra.

 

Em nível municipal, requeremos:

-  Vacinação em massa e em caráter urgentíssimo contra a gripe, pois há confirmação de morte por gripe suína em Sacramento.

- Resolução do problema da falta de água no Quenta-Sol.

- Criação de mais áreas urbanizáveis com o intuito de reduzir a especulação imobiliária em Sacramento.

- Retorno dos varredores de rua para uma Cidade mais limpa (também a conscientização do povo para com a limpeza).

- Pela regulamentação da Comissão criada para efetivar o direito relativo aos animais, até hoje nada foi feito e eles permanecem nas ruas e a mingua.

- Maior valorização do cargo de carreira municipal.

- Enxugamento da máquina com a diminuição dos cargos comissionados.

- Consciência política atinente aos aumentos de salário de prefeito e vereadores.

- Compromisso da administração com as especificidades de seus atos, seriedade com a aplicação da Lei de Licitação Pública, âmbito municipal.

- Maior compromisso com a cultura e criação de projeto de incentivo a arte nas escolas da rede municipal.

- Seja criada uma sindicância para investigar o processo licitatório (Pregão presencial nº 047/2013) que teve como objeto a aquisição de 2.000 (dois mil) kit didático escolar (lápis, caneta, borracha, atlas, CD, DVD e mochila) destinados aos alunos da Rede Municipal de Ensino do Município de Sacramento, e caso haja superfaturamento, que seja cancelado o contrato.

- Aplicação substancial de verba na área de saúde”.

O movimento encerra o documento, afirmando que “a simples diminuição de gastos exorbitantes com festas e shows, dá margem a este requerimento”.