Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento realiza II Conferência Municipal da Juventude

Edição nº 1378 - 06 Setembro 2013

Convocada pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, a EE Cel. José Afonso de Almeida sediou dia 29 último, a II Conferência Municipal da Juventude. Coordenada pela Secretaria de Esportes e Juventude do município, a Conferência, aberta pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro, reuniu jovens estudantes das escolas da cidade para discutir os seguintes temas: mercado de trabalho, educação, vida saudável e políticas sobre drogas, cultura, sexualidade, respeito às diferenças, dentre outras. 

O objetivo da reunião, segundo o secretário Fabrício Stival, além da discussão dos temas foi colher propostas de políticas e ações ligadas à juventude para serem levadas pelos novos delegados, eleitos ao final do encontro, para serem apresentadas na III Conferência Estadual, agendada para os dias 8 a 10 de novembro, em Araxá. 

Hoje,infelizmente,  a criminalidade, as drogas, o sexo são de suam importância serem debatidos por são problemas perceptíveis no dia a dia e são momentos como estes que podem nos dar um norte, no sentido de conscientizar os jovens e acabar com esses problemas que vivemos hoje”, afirmou o secretário, destacando as práticas esportivas como uma forma de atrair a juventude. “|O esporte é primordial para alavancar o jovem. O mundo mudou, é outra realidade, muitos estímulos, tudo é muito rápido... Então temos que buscar, principalmente,através do esporte essa mobilização, atrair os jovens para práticas saudáveis e,  claro,  com o apoio de todos, sobretudo das escolas, onde está concentrada boa parte dos jovens”, 

Para o último delegado, o vereador Luiz Alberto Silva, “mais de 80% das propostas aprovadas foram implementadas no estado. O vereador criticou o ex-prefeito Wesley De Santi de Melo – Baguá, “por não implantar essas políticas no município, a começar com a criação do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) que só foi criado a partir de um projeto de lei de minha autoria e sancionado pelo atual prefeito, Bruno Scalon Cordeiro”.

Presente ao encontro, o advogado Felipe Ribeiro Silva, 26, presidente do Conselho Estadual da Juventude, afirmou que a conferência tem por finalidade atuar como fórum legítimo para a discussão sobre a juventude mineira e articular ações governamentais. 

“- A Conferência Municipal tem o intuito de ouvir os jovens, os seus interessespara implementar as políticas públicas no estado e municípios. Hoje, a maior parte das propostas foram implementadas através da Secretaria de Estado  de Esporte e Juventude. Por isso, é cada vez mais importante a participação dos jovens, que ainda é muito tímida,  na contribuição de ideias, aliás, esse é nosso maior desafio, chamar o jovem a participar dessas ações implementadas”, afirmou, revelando uma novidade na composição do Conselho Estadual, que será composto também por representantes   regionais.

O vigário paroquial, Pe. Paulo Henrique participou da Conferência representando a Paróquia do Santíssimo Sacramento. “A Igreja desejaque a juventude forme essa rede de comunidade de valores, doação, amor e respeito. Faço minhas as palavras do Papa que disse 'a juventude é a janela pela qualo futuro entra na sociedade'. Essa é voz do Papa é a voz da  Igreja e desejo também de fazer a minha voz de acreditar, apostar no futuro, na juventude  como sendo este espaço pelo qual as coisas novas vão surgir, dentro de uma linha de continuidade daquilo que existe. A juventude é a esperança e precisamos  de políticas sérias, concretas, mas os pés no chão para agraciar essa geração que precisa tanto de atenção nos dias de hoje”.

Franco Cartafina, 26, vereador uberabense, que foi delegado na 2ª ConferênciaNacional, em 2011, em Brasília, destacou a recente aprovação da Lei que criou o Estatuto Nacional da Juventude, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. “Isso vem somando, se institucionalizando, com o jovem passando a ser um sujeito de direitos, protagonistadentro da comunidade, e não usado como massa de manobra ou induzido a seguireste ou aquele pensamento, mas que ele pense junto e participe das decisões”, frisou.