Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentano ganha destaque em revista internacional

Edição nº 1388 - 15 Novembro 2013

A edição especial do Handbook of The Birds of the Word  (HBW) traz a foto de um urubu-rei (Sarcoramphus papa), capturada pelo professor e designer sacramentano, Alessandro Abdala, que recebeu esta semana um exemplar da publicação.

A HBW é a maior e mais conceituada publicação anual sobre ornitologia e birdwatching do mundo, editada na Espanha, pela Linx Edicions. “Esta edição especial, que é histórica, além de primorosas fotografias, traz a descrição formal de 15 novas espécies de aves da Amazônia, com a participação de vários pesquisadores brasileiros, entre elas o urubu-rei, feita por mim, na Serra da Canastra”, informa.

Conta Abdala que a foto foi feita em janeiro de 2012, enquanto guiava o amigo João Sérgio Barros pelo Parque Nacional da Serra da Canastra em uma expedição em busca da águia-cinzenta (Urubitinga coronata). 

Sobre a publicação, o fotógrafo destaca a satisfação pela valorização do seu trabalho. “Particularmente, fiquei muito feliz em ver meu trabalho publicado junto com o de feras da fotografia de aves nacionais, como Edison Endrigo e Ciro Albano, além de mestres da fotografia de natureza do mundo, como Tim Laman. Mas a satisfação maior está em poder ver o nome da minha cidade, Sacramento, Minas Gerais, Brasil, divulgado em uma publicação mundialmente respeitada e conhecida como o HBW”.