Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1777 - 07 de Maio de 2021

RETROSPECTO: O Giro da Semana

Edição nº 1358 - 19 Abril 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

 

A 15ª edição da Campanha Nacional começou  no dia 15 e vai até o dia 26 de abril. A Campanha do Ministério da Saúde, que tem como slogan, “Quem lembra da vacina, se protege da gripe” e terá neste sábado, 20,  sua mobilização nacional, o Dia D de vacinação. 

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários – gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. 

Uma das novidades é a inclusão de mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto) nos grupos prioritários para vacinação. 


SEMANA DA SAÚDE

 

Várias atividades físicas e educativas para cidadãos de todas as idades, foram realizadas em Sacramento, nos dias 10 e 11, pela Secretaria Municipal de Saúde, na região central da Cidade, em comemoração à Semana Mundial da Saúde. Dentre as  atividades, caminhada e exercícios físicos no Bosque do Ipê; jump, step e aeróbica durante o dia, até às 19 horas. Todas as atividades foram acompanhadas de alongamento e orientações feitas pelos educadores físicos do projeto Academia Viva.

Na quinta-feira (11), às 13h, no plenário da  Câmara Municipal, “Encontro de práticas saudáveis Academia Viva”, com palestras de médicos, nutricionistas e educadores físicos sobre a importância de fazer exercícios físicos, aliados a uma alimentação balanceada. Durante o evento, exposição de trabalhos dos alunos das escolas estaduais sobre a Semana Mundial de Saúde e atividade física.

 

DENGUE DIMINUI NA CIDADE 

 

O índice de infestação do mosquito da dengue  diminuiu. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. “Após novo levantamento, o Controle de Endemias constatou queda no índice de infestação do Aedes Aegypti por toda a cidade, que ainda se encontra dentro do nível de alerta, previsto pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, informou a secretária Izabel Camargo.

Segundo a secretaria,  “na comparação dos levantamentos realizados em janeiro e abril, o índice geral em Sacramento teve queda de 0,23%, caindo de 2,95% para 2,72%. O resultado mais relevante foi obtido no bairro Alto Santa Cruz que, em janeiro, registrou índice de infestação em 14,28%, preocupando a Secretaria. No levantamento de abril, o bairro registrou 5% de casas com foco do mosquito, mostrando considerável baixa, porém, ainda preocupante e acima dos índices aceitáveis pela OMS”. 

A Secretaria de Saúde informa ainda que  iniciou novo mutirão de limpeza nos quintais, jardins e terrenos baldios por toda a Cidade. Os agentes do Controle de Endemias estão recolhendo quatro caminhões por dia, carregados de entulhos e materiais que servem de criadouro do Aedes. A ação já percorreu mais de cinco bairros e prosseguirá pelas próximas semanas, passando por toda a cidade.