Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PNJ realiza 1º Espaço Jaguara de Cafés Especiais

Edição nº 1384 - 18 Outubro 2013

O parque Náutico de Jaguara - PNJ, abre suas portas no próximo dia 25 para receber produtores de café, palestrantes e compradores no 1º Espaço Jaguara de Cafés Especiais.  O empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, proprietário do Parque  e produtor de café inscrito na Mogiana Mineira, destaca a importância da região para a produção de café.

‘‘- A  região da Mogiana Paulista e Mineira, notadamente os municípios de Pedregulho e Sacramento, são adequados para produzir cafés de altíssima qualidade, os melhores do Brasil, em razão de sua altitude e de sua climatologia’’, informa, ressaltando o aumento do consumo. 

‘‘- Como os cafés especiais têm tido o seu consumo crescente no mundo inteiro, em decorrência da sofisticação de seu consumo e do aumento do poder aquisitivo dos seus apreciadores,  um grupo de produtores de cafés especiais, que já receberam premiação em concursos regionais e nacionais, Fernanda Maciel e Orlando Belot, de Pedregulho e Borá Agropecuária, de Sacramento, resolvemos  promover  o 1º. Espaço Jaguara de Cafés Especiais, evento que será de grande importância para os produtores e toda a região”.

 De acordo com Ivan,  o I Espaço Jaguaras de Café,  que tem apoio do Sebrae-SP e da Bayer, terá dois momentos. No primeiro, durante a manhã, palestras sobre o cultivo e o mercado de cafés especiais,  com os renomados palestrantes,  Professor Flávio Borém, da Universidade Federal de Lavras,  considerado um dos maiores especialistas na área e, o Consultor da Illy Café, César Candiano, que virá a convite do Sebrae/SP.  

À tarde, acontece o primeiro Leilão de Lotes de Cafés Finos, direcionado a exportadores de cafés especiais e a cafeterias de grandes cidades brasileiras. “Essa promoção, além de incentivar as práticas do cultivo de cafés especiais na região, irá marcar o início de uma forma e comercialização mais sofisticada, que agregará valor nos cafés produzidos, mesmo em época de baixos preços”, destaca o produtor Ivan Barbosa.