Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Pe. Paulo fala da restauração da matriz do Desemboque

Edição nº 1372 - 26 Julho 2013

Padre Paulo Henrique Martins, 27, há um ano vigário paroquial na cidade e responsável pelas celebrações nas comunidades rurais, está liderando um abaixo-assinado junto à população com o objetivo de restaurar o patrimônio histórico e artístico das duas igrejas do povoado do Desemboque, a Matriz de Na. Sra. do Desterro e a Igreja de Na. Sra. do Rosário.

“- As igrejas necessitam de restauração visando resgatar seus elementos artísticos que têm mais de dois séculos de existência. Assim como realizar manutenção nos telhados, na parte elétrica e também na hidráulica”, apontou o vigário, afirmando que esteve em Belo Horizonte conversando com o diretor do Departamento de Conservação do Patrimônio do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) Renato Souza.

“- O diretor me mostrou que, no anuário do Iepha, o patrimônio do Desemboque está com uma tarja preta, devido a urgência da atenção do Estado em relação a esse patrimônio. Segundo, o diretor, as igrejas do Desemboque  são um dos poucos patrimônios do Sul de Minas que ainda não foram restaurados, conforme o rigor artístico necessário. Eles têm ciência e se mostraram abertos e disponíveis para custear toda essa parte de restauração”, informou Pe. Paulo Henrique, afirmando a importante da unidade do povo. “O importante agora é manter a nossa fé viva, que já perdura mais de dois séculos; está fé é o mais precioso patrimônio que temos lá no Desemboque”.

Ressaltou ainda o 'Vigário do Desemboque' que o abaixo-assinado vai dar força a esse trabalho de convencimento junto às autoridades responsáveis. “Renato nos falou que é importante nos envolvermos nessa parte política, mostrando a importância do lugar e a necessidade da restauração. Então, quanto mais envolvermos o povo nessa pretensão, melhor será e mais rápido sairá a restauração daquele patrimônio tão rico. Algo é certo: se o patrimônio continuar como está, vamos  perdê-lo em breve”, alertou, justificando o documento que será entregue pessoalmente ao governador do Estado, Antônio Anastasia, que cumpre agenda na cidade, no próximo dia 2 de agosto. 

“- Eu sempre levo o povo comigo, onde o povo está tudo tem mais força, mais abrangência, como aconteceu ali no próprio povoado do Desemboque, por ocasião do abaixo-assinado pela verba já liberada, de R$ 116 mil, para a restauração civil da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Quando o povo de Deus está organizado e bem articulado, consegue atingir os seus propósitos, por isso, desde que procurei o poder público, enfatizei bastante isto: é importante o povo saber que tudo isso ocorre, porque os políticos bem como os sacerdotes passam, mas a fé do povo permanece na sua expressão cultural e na sua expressão de oração”. 

Diz mais Pe. Paulo que, tendo em vista que o IEPHA está aberto a restaurar o local, o abaixo-assinado teve como primeiro fundamento, agradecer o que foi realizado, em relação à restauração civil da igreja do Rosário e pedir inclusão da restauração civil e artística da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro justamente como uma forma de pressionar e não deixar cair no esquecimento das autoridades políticas a importância do Desemboque para nós e nossa região.


Comunidades Rurais 

 

Diariamente, Pe. Paulo Henrique ou Pe. Paulinho, como é conhecido no clero diocesano, desde que chegou a Sacramento há um ano, atende a 18 comunidades rurais, experiência que trouxe de Uberaba, quando ainda estudante de teologia trabalhou na comunidade Santa Fé, com todo o dinamismo que lhe é peculiar, chegando a concluir a edificação da Igreja de Na. Sra. Aparecida, no povoado. 

Falando de seu trabalho junto às comunidades rurais do município disse que encontrou um ambiente de acolhida. “Aqui encontrei um povo de muita fé, simples, humilde e abertos a Deus e àqueles que chegam em seu Nome.  De fato, um ambiente de muita proximidade. São 18 comunidades, algumas maiores outras menores, dada o número de moradores. Desemboque e Sete Voltas são as maiores e chego a visitá-las até três vezes ao mês devido à quantidade de pessoas e o interesse da comunidade em participar. Encontrei aqui a estrutura básica de comunidade com ministros da Eucaristia, catequese e em algumas até a  pastoral do Batismo”, explica e acrescenta que hoje estão sendo inseridos, na medida do possível, os círculos bíblicos com a participação de pessoas da cidade, tocando os pontos elementares da fé cristã.  

Sobre a estrutura das demais capelas, além das igrejas do Desemboque, Pe. Paulinho aponta a necessidade de melhorias na estrutura física. “As capelas precisam de melhorias na estrutura arquitetônica, principalmente Quenta Sol, Jaguarinha e Santa Bárbara. Precisamos melhorar para bem acolher as pessoas. Atualmente, estamos trabalhando na reforma e restauração dessas igrejas para criar uma atmosfera de fé que propicie o encontro das pessoas com Deus”, finaliza, agradecendo a acolhida, o carinho e o apoio de todos.