Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Os 32 anos da Rádio Sacramento

Edição nº 1388 - 15 Novembro 2013

Com sua equipe de comunicadores, a Rádio Sacramento comemorou com transmissão direta do centro da cidade mais um aniversário completado no último dia 31. A programação especial se estendeu durante todo o dia numa interação com os ouvintes. O pároco e diretor presidente da Fundação Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, que administra a emissora, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, falou ao ET sobre a data. 

“- Uns plantaram, outros regaram, adubaram  e hoje colhemos os frutos. Essa é a dinâmica da vida, as pessoas vão construindo e deixando  o legado para as gerações futuras. Como diretor geral da Rádio Sacramento, sentimo-nos muito felizes, primeiro por fazermos parte dessa história; segundo, por termos a oportunidade  de dar continuidade a essa história sem nunca fugir do objetivo do fundados, Pe. Júlio Negrizzolo, que a criou para evangelizar, para promover  o homem na sua totalidade”, destacou o pároco, lembrando que Pe. Júlio disse essas palavras no dia da inauguração da rádio, há 32 anos.

“- Ele contempla isso no seu discurso de inauguração, ressaltando a visão total do ser humano com uma rádio, capaz de colocar o homem dentro do mundo e trazer o mundo para dentro de sua casa. Isso é fantástico! Esse é o grande papel dos meios de comunicação, sempre visando a promoção humana, por isso a nossa alegria em poder celebrar esses 32 anos”. 

Finalizando, Pe. Sérgio dirigiu uma mensagem aos sócios do Clube dos Amigos, um dos movimentos responsáveis pela  manutenção da rádio. “O Clube dos Amigos é mais do que indispensável, ele é fundamental, pois além de ser uma forma de as pessoas participarem ativamente da rádio,  ele é a forma que temos de,  na generosidade de cada um manter a emissora. Mas, temos algo maior, mais que manter a rádio no ar, temos que manter um canal de evangelização.  As pessoas entenderam isso e colaboram,  porque como dizia o padre Victor Coelho de Almeida, que deu a bênção de inauguração da rádio: 'Quem colabora na evangelização tem méritos de evangelizador'. Assim é o Clube dos Amigos, evangelizadores que nos ajudam nessa missão”. 

Fundada por Pe. Júlio Negrizollo, a Rádio Sacramento, através das ondas da Rádio Aparecida foi ao ar para todo o Brasil no dia 31 de outubro de 1981, com a voz marcante do grande arauto daquela emissora dos missionários redentoristas, o missionário sacramentano, Pe. Victor Coelho de Almeida, cujo processo de beatificação tramita no Vaticano. 

Sebastião Scalon e sua filha Regina Scalon bancaram 85% do capital da emissora, que teve outros dois sócios, os ex-prefeitos José Alberto Bernardes Borges e Luiz Rodrigues de Souza. Em 1985, a rádio passou ás mãos da Paróquia, graças a uma herança do sacramentano Antenor Duarte Vilela, que beneficiou cinco entidades locais que receberam parte de seu dinheiro, uma delas a  Paróquia do Santíssimo Sacramento.