Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

OAB homenageia mulheres

Edição nº 1199 - 31 Março 2010

A 116ª subseção da OAB de Sacramento, em sessão solene especial, realizada no Paço Municipal, homenageou com o troféu OAB Mulher 2013, seis personalidades do mundo feminino: Shelma Scalon Cordeiro, representante do Poder Executivo, na oportunidade representada pela filha Mirna Scalon Cordeiro;  Pollyana Maria Soares Avelar, representante do Poder Legislativo;  Roberta Rocha Fonseca, representante do Poder Judiciário;  Silvana Lourenço Lobo, representante da OAB-MG, todas por indicação da advogada Ivone Regina Silva;  Luciene Aparecida Messias, representante da 116ª Subseção da OAB de Sacramento, indicada pela vice-presidente, Maria Regina Santos Kondo e,  Heigorina Cunha,  representante da comunidade sacramentana, com indicação da advogada Dayse Silvana Maluf Paulino da Costa. 

A solenidade, presidida pelo presidente da OAB local, advogado José Rosa Camilo, contou com a presença do prefeito Bruno Scalon Cordeiro; presidente da Câmara, José Maria Sobrinho; conselheiras seccionais da OAB/MG, Eunice Maria Brasiliense e Ivone Regina Silva; ex-presidentes da OAB local, Juarez Venites Ribeiro e Dora Cerchi; vereadores; diretores da OAB local, familiares e amigos das homenageadas, dentre outros. O presidente José Rosa Camilo, na abertura, lamentou a ausência e falta de prestígio por parte dos advogados da cidade. 

O presidente José Rosa, abrindo a cerimônia, lembrou que a homenagem nasceu a partir de um projeto da então presidente, Ivone Regina Silva, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, para homenagear mulheres que se destacam pelo seu trabalho e importância dentro da comunidade, nas esferas dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, da própria OAB e uma representante da sociedade”. No encerramento da solenidade, citando passagens bíblicas onde as mulheres tiveram relevante participação, o advogado parabenizou as mulheres, destacando o seu papel e a sua importância na sociedade.  

A conselheira da OAB/MG, Ivone Regina Silva, no seu discurso, valorizando o papel da mulher na sociedade, afirmou que “é a coragem, a conquista e a busca de nossos ideais que nos fazem crescer e vencer. Parabéns, pois, a todas nós mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher, por estarmos vencendo os preconceitos em busca de nossa justa e merecida igualdade e liberdade”. Dirigindo-se às homenageadas, destacou: “De modo muito especial, dedicamos  estas dignas e meritórias honrarias  às nossas queridas homenageadas nesta memorável noite,  escolhidas por nós e por membros  de nossa diretoria, a receberem  o troféu “OAB MULHER 2013”,  outorgado pela 116ª Subseção, principalmente, porque os prêmios ambicionados que a vida pode oferecer,  estão nas mãos daquelas que sabem  planejar, agir, construir e realizar”.

A  Presidente  da Escola Superior de Advogados - ESA, advogada Silvana Lourenço Lobo, ao fazer o encerramento lembrou que as mulheres representam uma posição de 100% na sociedade. “Pelas estatísticas, somos 51% da população brasileira, mas como somos mães dos outros 49%, somos, portanto 100%”, disse, para aplauso do plenário. 

Falando do Troféu OAB Mulher, agradeceu a homenagem. “Sinto-me honrada e privilegiada por esta homenagem. Como presidente da ESA fico responsável pela capacitação dos 83 mil advogados mineiros e é uma grande felicidade ver quantas mulheres temos atuando no Direito”, disse, lembrando que a mulher já conseguiu muito, mas precisa mais. E minha mensagem é de otimismo, luta, coragem porque muito há ainda que conquistar em todos os setores. Silvana parabenizou a OAB de Sacramento por ser a única no Estado a fazer homenagem às mulheres. 

A Conselheira Seccional, Eunice Maria Brasiliense, de Monte Carmelo, na sua mensagem  lembrou que foi muito difícil ao longo do tempo a mulher chegar onde chegou. “Nós só chegamos pelo esforço individual de cada uma que conseguiu ser dona de casa, mãe de família e profissional. A todas nós, a esperança de um tempo melhor, com a conquista de um maior espaço, político, econômico e social no Brasil”, disse. 

José Maria Sobrinho, presidente da Câmara manifestou a satisfação em mais uma vez abrir as portas da Casa para homenagear mulheres.  “O parlamento é a casa do povo e é um prazer receber o povo para festas como essa homenagem e assim será feito para todos os que a requisitarem. Esta é a Casa do Povo”, frisou.

A noite de homenagens encerrou com um jantar dançante no Pacheco´s Bar ao som de Renê de Paula e Banda. 

OAB vai capacitar advogados para digitalização de processos
Pois é, e ainda tem advogado que não dispensou a velha e amiga máquina de escrever. Enquanto isso, desde 19 de dezembro de 2006, quando foi sancionada a Lei n.° 11.419, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, já era para o judiciário estar tramitando suas peças, em todos os graus de jurisdição, os processos civil, penal e trabalhista, sob a forma digital. 
Participando do Congresso do Colégio de Presidentes em BH, quando recebeu sua carteira de presidente da OAB local, o advogado José Rosa Camilo trouxe o alerta para a OAB local, afirmando que no prazo de cinco anos, vai ser tudo digital. “Essa é uma das principais metas da OAB/MG, a formação dos advogados na digitalização do processo. O papel será completamente descartado. Por isso, já programamos a convocação de vários especialistas, não só da área de informática, mas também do meio jurídico, para passar as informações  técnicas sobre a digitalização dos processos e orientações jurídicas aos nossos advogados”, afirma. 
A advogada, presidente da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG, Silvana Lourenço Lobo, emenda que, quem não se especializar, certamente estará fora do mercado. “Minas Gerais se prepara para a implantação desse sistema e os advogados têm que se preparar para essa atuação. A OAB vai oferecer essa oportunidade. Sabemos que não será tarefa fácil, porque são 206 subseções, mas temos tempo. Vamos organizar os polos, com vários cursos em âmbito regional, em parcerias com outros órgãos da OAB para termos equipamentos atualizados, disponíveis e todos terão a oportunidade da capacitação”, frisa.