Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

OAB empossa comissões

Edição nº 1377 - 30 Agosto 2013

 A 116ª Subseção da OAB/Sacramento empossou na sexta-feira, 23, as comissões técnicas da casa. O presidente José Rosa Camilo abriu a reunião, que contou com a presença da Secretária Geral da OAB/MG, Helena Delamônica;  a Presidente da Comissão Mulher Advogada da OAB/MG, Valquíria Valadão e da Conselheira Seccional da OAB/MG, Luzia Cecília Costa Miranda.

Tambem como da  Conselheira Seccional da OAB/MG, Ivone Regina Silva, ex-presidentes, advogados associados e os demais membros da diretoria.

Tomaram posse de suas respectivas comissões técnicas, os advogados, Geórgia de Melo Borges (Delegada da Caixa de Assistência),Thiago Scalon (Comissão de Ética e Disciplina), José Bonifácio Borges e Silva (Comissão de Direitos Humanos), Luiz Fernando de Oliveira (Comissão de Cultura), Efrem de Souza Vieira (Comissão de Seleção e Prerrogativas), Geisa Aparecida Augusto Pires Pacheco (Comissão da OAB Mulher), Guilherme Vilela de Almeida Borges (Comissão OAB Jovem), Leonardo Borges Martins (Comissão de Defesa do Meio Ambiente), Ana Maria Nogueira de Carvalho (Comissão de Defesa do Consumidor), Vicente Eustáquio da Matta (Comissão de Imprensa e Divulgação), Onézio Francisco Cruvinel (Comissão de Direito Agrário), Anna Edna Nogueira de Carvalho (Comissão da OAB Cidadã) e Giovanna Taisse de Oliveira (Comissão de Bioética). 

 

Presidente quer ampliação da  prestação de serviços à sociedade

 

O presidente José Rosa Camilo destacou a importância das comissões, pedindo aos advogados que prestigiem as atividades atinentes às comissões, fazendo valorizar na sociedade a participação da OAB. Exemplificou, citando a assistência daComissão de Direitos Humanos prestada à Guarda do Presídio.  “O Presídio não tem o quadro pessoal formado, então,cada semana vai um advogado dar assistência para fazer o relatório do procedimento administrativo das sindicâncias internas”, explicou, parabenizando a comissão pela relevância do trabalho e pediu apoio à seccional.

O presidente explicou que cada presidente de comissão deverácompô-la com outros advogados da cidade. “Cada uma das comissões não espere sugerirmos o que fazer, façam uma pesquisa e detectem no seio da sociedade, na área jurídica ou não, aquiloque cada  comissão precisa fazer na área especifica de sua atribuição”, recomendou.

O presidente agradeceu a adesão da classe na confraternização pelo dia do Advogado no dia 10 de agosto, Evento que contou com a presença de 160 advogados, na Chácara Gamela, de sua propriedade.

A Secretária Geral da OAB Estadual, Helena Delamônica enfocoua valorização do advogado que a seccional mineira vem promovendo, destacando a sua presença no estado.  “Onde houver um advogado a OAB tem que estar presente e todos merecem a mesma continuidade, por isso estamos dando continuidade à linha de trabalhode Dr. Raimundo  Cândido, visitando subseções. Temos hoje 210  subseções no Estado e nosso empenho é  visitar todas”, esclareceu.

Delâmonica destacou também as diferenças regionais. “Cada região é uma realidade diferente, temos o Triângulo/Alto Paranaíba e o Sul de Minas, regiões muito ricas, mas temos regiões em condições muitoprecárias, como o vale do Jequitinhonha. Minas são muitas. O estado tem uma diversidade muito grande, por isso a OAB tem buscado oferecer condições   de o advogado trabalhar de forma digna, especialmente o interior”, disse. 

 

Prosseguiu Delamônica ressaltando os vários serviços  disponíveis para os advogados em Belo Horizonte. Finalizando, a secretária seguiu com informações de interesse da OAB de modo geral e parabenizou as comissões empossadas, colocando-se à disposição para acudir no que for preciso. 

 

 OAB local vacina associados e funcionários

 

O presidente José Rosa Camilo informou aos participantes a doação de mais de 100 doses da vacinas H1N1(gripe suína) para o serviço público de saúde, apesar de terem se negado a ceder enfermeiros para a aplicação da vacinação aos advogados da 116ª subseção da oAB. “Realizamos em julho a vacinação dos advogados da cidade, associados à nossa subseção.Como não tínhamos condições de dar a vacina para todos, nós a conseguimos por um preço especial, R$ 35,00, bem abaixo dos valores praticados e vacinamos mais de 300 pessoas”, informou, lamentando as dificuldades encontradas  junto ao serviço de saúda da Prefeitura.

 

“- Precisávamos de alguém habilitado para ministrar a vacina e o serviço público de saúdenão nos cedeu  esse profissional,  com a alegação de que, se a OAB estava cobrando dos advogados, o serviço conveniado com o SUS não poderia prestar assistência. Felizmente conseguimos essa assistência junto á Santa Casa e todos os interessados foram vacinados. O serviço de saúde do município disse que iria procurar um fundamento para nos legar o serviço de aplicação da vacina. Fizeram uma pesquisa enorme para nos negar apoio. Só que quando precisaram de ajuda, a OAB não negou, doou mais de 100 doses da vacina”.