Refletindo o tema, “Juntos por mais 50”, colaboradores, gerentes, supervisores, encarregados e diretores do Laticínio Scala promoveram de 5 a 9 de agosto a VI Semana da Qualidade Scala. “O evento tem como objetivo mostrar que, somente com a união de todos a empresa vai conseguir chegar a mais 50 anos, levando os melhores queijos para o Brasil, com a qualidade de sempre”, justifica Danila Santos, coordenadora do Setor de Qualidade e Meio Ambiente, e membro da equipe coordenadora do projeto, destacando o papel dos gerentes.
“- Durante a semana, os gerentes fizeram apresentações de seus setores para que todos tenham conhecimento da empresa num todo e saibam que a qualidade Scala passa por todos os departamentos e cada um é responsável por essa qualidade”.
Além das palestras, a interatividade entre todos os setores da empresa aconteceu de forma lúdica e motivadora com outras atividades, como por exemplo, o 'Trocando figurinhas'. O objetivo era completar um álbum de figurinhas com a história do Laticínio Scala nos últimos 50 anos, com as estampas distribuídas entre todos os funcionários. “Com isso, fizemos com que os colaboradores conversassem uns com os outros, demonstrando o conhecimento de cada um, no dia a dia da empresa, porque, para a troca, ele precisava conhecer a história. E foi muito bom, com uma repercussão excelente”, reconheceu a coordenadora, destacando que puderam registrar um público recorde nas palestras e demais atividades.
“A qualidade passa por todos os setores da empresa”
O gerente de Marketing, Venda e Logística, Marco Antonio Barbosa, responsável por uma das palestras, falou sobre a importância do marketing e da qualidade para a sobrevivência e crescimento da empresa. “Quando falamos em qualidade, não podemos nos esquecer que ela passa por toda a empresa, é responsabilidade de todos os departamentos, por isso envolvemos todas as áreas, para que todos estejam imbuídos na busca do mesmo resultado”, explicou, destacando a alta participação e o interesse de todos.
“- A participação foi excelente, todos muito interessados em conhecer e entender as características de cada um dos setores e isso é muito importante, porque Marketing e Qualidade não se restringem às áreas administrativas e gerenciais, mas à empresa como um todo”, ressaltou.
Coube ao diretor, Marcel Scalon Cerchi, encerrar o ciclo de palestras, voltando às origens de como tudo começou, artesanalmente, na ponta do lápis que lavravam os livros de caixa e contas-correntes até chegar, ao longo de cinco décadas, aos atuais organogramas e projetos informatizados, às funções e planejamentos futuros. “É importante que todos conheçam e entendam um pouco do que está por trás do que fazemos no nosso dia a dia. A qualidade do Scala hoje tem 50 anos, e essa foi a meta dos pioneiros”, afirmou.
Historiando, reconheceu Marcel: “O ato mais importante a ser ligado ao fato de o Laticínio Scala estar completando 50 anos, é que no passado foi forjada a nossa missão. Este negócio de qualidade com confiança e respeito vem do início da empresa. Papai contava que houve uma época em que se vendia mais queijo de segunda do que de primeira. E que, para chegar ao padrão que temos hoje, foram necessários cinco anos de trabalho, até chegarem ao ponto de dizerem: 'É isso o que queremos oferecer, precisamos agora manter este padrão'. E é isto o que queremos salvaguardar, a cultura, a história da corporação e a nossa tradição, porque a razão do que somos hoje, vem lá de trás”.
Sobre a VI Semana da Qualidade, que trabalhou o tema, 'Juntos por mais 50', falando ao ET, Marcel destacou o interesse e a integração de toda a empresa. “A Semana da Qualidade é um evento muito importante para o Laticínio Scala, porque é o momento em que divulgamos nossa qualidade e realçamos todo o trabalho anual, sempre enfocando novas metas e desafios”, afirmou, fazendo uma avaliação positiva.
“- A VI Semana foi muito legal, excelente, com um slogan desafiador, trouxe um espírito coletivo, uma participação de todos com o pensamento de que juntos, cada um dando um pouco, conseguiremos mais 50 anos. O espírito de 'Juntos por mais 50' foi fantástico, com um resultado excelente, isto é, todos imbuídos do mesmo objetivo”, avaliou.
De acordo ainda com o diretor, a VI Semana de Qualidade atende também às expectativas da empresa, dentro da nova reestruturação elaborada recentemente por uma empresa de consultoria, com um viés de integração de todos os setores em um único objetivo. “Hoje trabalhamos com divisão de tarefas e de responsabilidades bastante definidas e que, ao nosso ver, muito satisfatórias, visando todos um mesmo fim, porque temos traçadas as metas de onde queremos chegar”, explicou.