Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escolas desfilam no 7 de Setembro

Edição nº 1379 - 13 Setembro 2013

Sacramento mais uma vez manteve a tradição da comemoração do 7 de Setembro com os desfiles cívico e militar, evento que durante muitos anos esteve ausente na cidade e que foi resgatado no mandato do ex-prefeito Wesley De Santi de Melo, através da secretaria de Cultura, que tinha como titular o Prof. Amir Salomão Jacob, com total apoio das escolas da cidade.

Com gáudio, mais uma vez, os estudantes da cidade e zona rural encheram de cores as ruas, desfilando o seu orgulho de cidadão numa demonstração de civismo e amor à pátria. Militares convidados, entre eles corporações do Tiro de Guerra, Bombeiros, Banda do 4º BI, Suapi e o oficial reformado das forças armadas, Francisco Matias de Oliveira abrilhantaram também o desfile que começou com 36 minutos de atraso e terminou já à noite, às 19h04.

Muitas escolas levaram para o desfile trechos e personagens da história.  Destaque também para o investimento em fanfarras. Além da tradicional fanfarra da Escola Coronel, que completa 80 anos de existência, comandada pelo instrutor Ivan Gomides, mais três escolas municipais apresentaram suas fanfarras, Barão da Rifaina, João Cordeiro e "Superou todas as expectativas. E sabemos que no primeiro ano é tudo novo e portanto, complicado", disse o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Adriano Magnabosco, coordenador geral do desfile, ao lado de Daniela Araújo.

As autoridades, dentre elas, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro e o presidente da Câmara, vereador José Maria Sobrinho, o vice-prefeito Geraldo Majela Carvalho, que hastearam as bandeiras do Brasil, Minas e Sacramento, no Monumento ao Fundador da cidade, dando abertura ao evento, além de convidados assistiram ao desfile da porta da Matriz do Santíssimo Sacramento.

 

Francisco Matias de Oliveira

 

O pracinha da 2ª Guerra Mundial, Tenente Francisco Matias de Oliveira, 91, deu lição de civismo, desfilando em carro aberto no 7 de Setembro, em Sacramento. Oficial reformado da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Francisco Matias, aos 22 anos, serviu no Regimento  Sampaio, do Rio de Janeiro, sob o Comando do Gal. Mascarenhas de Morais, entre 1941 a 1945   e esteve em várias frentes de batalha, durante um ano na Itália, combatendo em Monte Castelo, CastelNuovo, Nápoles, Firense e outras. “Com outros companheiros, pude servir com honra meu país e voltei ileso, graças a Deus”, disse eleao repórter, momentos antes do desfile, onde foi muito aplaudido pelo público.

 

Natural da vizinha Conquista, o oficial da FEB é pai do pároco, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira. Falando da participação no evento cívico em Sacramento, Francisco reconheceu sua emoção. “Fiquei emocionado e muito satisfeito por ter sido convidado, é um ato importante. A cidade é pequena, mas tem muita gente prestigiando o desfile. E isso é bom para ensinar. Foi bonito”.