Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Debate sobre a Copa 2014 reacende expectativas na região

Edição nº 1367 - 21 Junho 2013

Uma mesa redonda, no V Festival de Inverno no PNJ, no sábado, 15, abordando o tema Copa 2014, sob a coordenação do Centro Universitário de Franca (Uni-Facef), reavivou os ânimos da região com a boa nova: a França, mesmo não estando ainda classificada para o Mundial já fez sua escolha por Ribeirão Preto, isto é, já garantiu a sua cidade sede. Para os defensores de sedes de seleções na região, dada a proximidade da cidade paulista com o Triângulo Mineiro, não resta dúvida de que o prestígio se estenderá a toda a região. Some-se a isto o fato de  Uberlândia também ser uma das cidades classificadas pela Fifa para sediar uma seleção.

  Marise Carrijo (foto),  Diretora de Desenvolvimento Turístico, da Prefeitura de Uberlândia, participou do debate. Falando ao ET, destacou o trabalho que a cidade vem fazendo para sediar uma seleção. “Já recebemos a delegação da Grã-Bretanha e estamos aguardando a visita de outras. E estamos certos de que virá para a região uma grande seleção, porque temos um grande potencial para receber qualquer país. Atendemos a todos os requisitos. Nossa infraestrutura está adequada, temos estádio municipal e aeroporto que comportam. Somos o segundo maior parque hoteleiro do Estado, a capacitação do  nosso pessoal do trade  turístico  vem há muito sendo incentivado em parceria com o Senac e Sebrae. Uberlândia está pronta para receber uma delegação de grande porte”, afirmou. 

Para Marise, a discussão que reuniu representantes de Ribeirão Preto, Franca e Uberlândia, foi altamente proveitosa, dada à proximidade entre as cidades. “E o mais importante disso é que as delegações precisam de atrativos no entorno da cidade sede. As famílias dos jogadores e da equipe técnica, normalmente, não permanecem na mesma cidade. Terá que haver um trabalho de roteirização que será extremamente importante. E, neste aspecto, Dr. Ivan está de parabéns por levantar esta bandeira, desde 2010”, reconheceu. 

O empresário Ivan Barbosa informou que foram abertas novas inscrições para cidades sedes. E, mais uma vez, o Parque Náutico se inscreveu como Centro de Treinamento, por ter toda a infraestrutura necessária. Mas sem dúvida, o Parque  estará também na roteirização de atrativos da região para a Copa 2014 e para as Olimpíadas de 2016.