Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CMS comemora Dia do Desemboque

Edição nº 1362 - 17 Maio 2013

O dia 15 de abril é o Dia do Desemboque, instituído pela Lei Municipal nº. 1.158/2010 a partir de projeto de lei do então vereador, professor Carlos Alberto Cerchi. E a data, anualmente, é comemorada com alguma atividade promovida pela Câmara e nas escolas públicas, palestras, debates, fóruns, seminários, feiras entre outros eventos voltados à valorização da cultura desemboquense. 

Assim, na reunião do último dia 29, presidida pelo vereador José Maria Sobrinho, um vídeo institucional foi exibido para todos os presentes na Casa Legislativa, um documentário, com a  ex-moradora do povoado de Desemboque, dona Minervinda Souza de Resende, 80, que contou um pouco de  suas lembranças da infância e vivência por longos anos naquele local, destacando ainda a  cultura e a tradição da época. 

Desemboque já cantado em prosa e verso e historiado por muitos, dentre eles, um dos mais recentes, foi o professor de História,Alessandro Abdala, no trabalho de pesquisa "Habitantes do Sertão: homens livres e escravos no Julgado do Desemboque, 1783-1873”.

Na sua página virtual www.alessandroabdala.com/site/node/182‎,Abdala escreve:

“Criado oficialmente em 02 de março de 1766, o Julgado do Desemboque (local onde havia um juiz e a burocracia administrativa) compreendia todo o Sertão da Farinha Podre, que hoje corresponde ao Triângulo Mineiro e sul de Goiás. Uma vasta região administrada e comandada pela sede naquela vila, onde era grande o movimento.

Segundo fontes documentais, em 1783 contava cerca de 600 habitantes; em 1842 seriam 1.300 espalhados por quase cem casas em um arraial que possuía comerciantes, artesãos, boticários, jornaleiros, ferreiros, carpinteiros, tabeliães, oficiais, enfim toda uma sociedade ampla e estruturada vivendo primeiro em função do ouro, mais tarde por conta própria traçando seu próprio destino. (...). 

O Prof. Alessandro Abdala é formado em História, pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, é pesquisador da área de História Cultural e autor, além desse trabalho de vários outros publicados e, também designer gráfico. 

 

Vereador uberabense quer incluir o Desemboque nos roteiros turísticos da região

 

O vereador uberabense Samir Cecílio Filho quer promover o resgate histórico e cultural do Desemboque, povoado que é considerada o berço cultural do Triângulo Mineiro. Conforme informações da assessoria de comunicação da CMU, o vereador, acompanhado do professor e historiador Pedro Coutinho e dos professores, Carlos Pedroso e Carlos Sechi, além do ex-vereador José Severino, estiveram em visita técnica ao Desemboque na semana passada e nesta quarta-feira, 8, fizeram uma visita ao chamado Marco Zero, na região do Lageado.

 A jornalista Evacira Coraspe, quetambém acompanhou a visita,  vai fazer um documentário para o Canal Câmara, que deverá ser exibido em breve. Em 1984, o então deputado estadual Samir Cecílio (pai do vereador), foi autor da Lei que tombou como patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais as duas igrejas do Desemboque, a Nossa Senhora do Rosário e a Nossa Senhora do Desterro.

 

De acordo com o vereador Samir Cecílio, são várias motivações que o levaram a tomar a iniciativa, mas a principal é a preservação da memória. (Fonte: Câmara Municipal de Uberaba/Redação ET)