Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CIDADE COMPLETA 193 ANOS

Edição nº 1376 - 23 Agosto 2013

Faz 193 anos neste sábado, 24 de agosto, que o Cgo. Hérmógenes Cassimiro de Araújo Brunswick fincou na margem esquerda do ribeirão Borá o oratório que deu origem a cidade de Sacramento. Para marcar a data, a Prefeitura realiza a Semana da Comunidade, evento resgatado dos anos 60, quando foi instituída pelo governo mineiro, com o objetivo de ressaltar e promover os valores existentes nas cidades 

A Profa. Corália Venites Maluf, então diretora da EE Afonso Pena Jr, por coordenar e sensibilizar a cidade para a realização da I Semana da Comunidade, foi escolhida pelo prefeito Bruno Scalon Cordeiro, patrona da semana. A sua filha, Profa. Mariléa Maluf Ribeiro foi agraciada com a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, em solenidade realizada no Monumento à Padroeira, pelos relevantes serviços prestados à cidade como educadora e secretária de governo dos ex-prefeitos, José Alberto Bernardes Borges e Joaquim Rosa Pinheiro. Mariléa recebeu a maior honraria do município ao som do Hino de Sacramento, executado pela Banda Lira do Borá, sob a regência do maestro Paulo Constâncio. 

Após a audição do Hino Nacional executado pela banda Lira do Borá, sobre a lápide onde onde estão os restos mortais do fundador, Cgo. Hermógenes, o prefeito Bruno Cordeiro, vice Geraldo, vereador presidente José Maria e juízas Letícia Castelo Branco e Roberta Fonseca depositaram uma coroa de flores.

O pároco padre  Sérgio Márcio de Oliveira,  proferiu uma oração, pedindo bênçãos para o município. “Abrimos hoje as comemorações dos 193 anos de Sacramento, vamos invocar a presença de Deus sobre esta cidade. Abençoai os nosso governantes para que promovam uma cidade justa e fraterna; abençoai as nossas crianças para que tenham o  suporte necessário para crescerem com saúde  e educação; abençoai os nossos jovens para que lutem por uma sociedade de justiça e de paz; abençoai os homens e mulheres para que construam uma cidade dos nossos sonhos com igualdade de direitos; abençoai os idosos para que tenham paz e tranqüilidade nesta etapa da vida. 

Que Nossa Senhora do Patrocínio do Ssmo. Sacramento, mãe, rainha e padroeira do nosso município interceda sempre por nós junto a seu filho, Jesus, a fim de que cidadãos e autoridades caminhem na unidade e na busca de melhores dias, para que sejamos verdadeiramente uma cidade de paz e amor”. 

Dayse Silvano Paulino da Costa, em nome da família, proferiu os agradecimentos pela homenagem prestada à mãe, como patrona da Semana da Comunidade.  “Mirar na memória de seus antepassados é motivo de glória para todo o povo, seja ele bárbaro seja ele civilizado. Estou neste momento com nossa família vivendo a glória de um povo, agradecendo esta homenagem à minha mãe. (...) Neste momento, eu me recordo de uma frase sua, escrita nas memoráveis crônicas de sua autoria: “Quando eu cessar de viver,  não quero estar entre a saudade, quero estar entre a esperança. A esperança  de te ver grande, Sacramento dos meus amores”.

O prefeito Bruno Scalon Cordeiro abriu a Semana da Comunidade, lembrando os feitos da Profa. Corália na educação e na história de Sacramento e ressaltando a importância de se valorizar os filhos da terra. Naquela noite, o prefeito homenageou também, durante sessão solene da Câmara Municipal, o seu presidente, Vereador José Maria Sobrinho, outorgando-lhe a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, como advogado e político. 

A  Semana da Comunidade contou com  uma vasta  programação entre os dias 20 a 23,   marcada por shows musicais com talentos locais; projeto 'Integração Cidade'; missa solene na Matriz do Santíssimo Sacramento e apresentação da Orquestra de Metais, de Uberlândia.