Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Carnaval: Confetes & Serpentinas

Edição nº 1349 - 15 Fevereiro 2013

Carnaval é a festa do povo. Inserida no calendário turístico da cidade, a Prefeitura este ano, segundo informação da imprensa regional, investiu R$ 600 mil na festa momesca. O 'Palácio do Borá', na expressão sempre usada pelo ex-vereador  Marcelino Marra, hoje secretário de Governo, entra com toda a infraestrutura, de subvenção às escolas, arquibancada, banheiros, trio elétrico, cantores, logística... cabendo ao povo fazer a festa. E, claro, consumir no comércio e hospedarias locais, incrementando o setor econômico. 

O ET, há 45 anos está na passarela do samba, antes mesmo da oficialização do carnaval pelo ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges. Ainda no tempo em que os negros do Terreirão desciam em cordão para o centro da cidade e encantavam a população com seu batuque. Desde então, estamos presentes entre o ir e vir dos foliões na passarela. Na missão do repórter, vamos avaliando, ouvindo o público e registrando fatos e comentários.

Inovou com trio elétrico, há tempos sonhado pelos foliões. Inovação também no setor de alimentação, centralizado na praça  Getúlio Vargas; na montagem da arquibancada para o público, que ficava prejudicado na visão por conta do palanque das autoridades ao lado. Também na apuração feita na passarela do samba, maior transparência com a divulgação dos nomes e notas dos jurados ao vivo. 

“Estou aqui há quase duas horas aguardando o desfile e nada. A gente chega mais cedo para pegar um bom lugar, mas não sei se vou aguentar. É um desrespeito para com o público que vem prestigiar a festa...”. A queixa de um servidor público aposentado, ao lado da mulher, resume bem a opinião geral do público que aguardou pacientemente o início do desfile no domingo, com mais de uma hora de atraso. A própria secretaria de Cultura e Turismo, Eliana Pereira lamentou o atraso. “Isso não pode acontecer” – disse ao ET. 

A última escola a desfilar, A XIII de Maio só entrou na passarela próximo das 00h17, cravados no cronômetro e terminou o desfile com 52 minutos.  Resultado, o desfile terminou depois da 1h da manhã. Muita gente foi embora. Muita gente, sobretudo idosos e famílias com crianças pequenas que vão à avenida, exclusivamente,  para ver a sua escola passar, desistiram de esperar.

O presidente da XIII de Maio, Anderson de Oliveira, Som, em entrevista no final do desfile lamentou o fato e desabafou. “Foi um desrespeito da  comissão. Desfilamos estes anos todos e nunca desfilamos neste horário, mais de meia-noite. A gente desfila com crianças, toda a escola  estava pronta dentro do horário marcado  e teve de ficar lá esperando até mais de meia noite. A comissão falhou nisso aí com as escolas”. O motivo para tanto atraso não foi justificado. 

 Uma das mudanças mais esperadas, há vários anos denunciada pelo ET e pelos leitores é o tempo de desfile de cada escola.  Como a expectativa era de mudanças, esperávamos um tempo máximo de, no mínimo 30 minutos e, no máximo 35 minutos, a comissão organizadora, ao contrário, aumentou este ano, de 40 para 50 minutos, em menos de 300 m de pista. As escolas não sambam, andam, arrastam-se pela passarela.

Conforme o ET apurou junto aos  presidentes e fiscais no final do desfile, a escola  que desfilou em menos tempo foi a Beija-Flor Sacramentana. Com 280 integrantes, gastou 37 minutos e 50 segundos;  seguida pela Acadêmicos do Borá que, com 150 integrantes desfilou em 46 minutos e 27 segundos; Unidos do Areão, com 270 integrantes, percorreu a avenida em 47 minutos e 55 segundos e a XIII de Maio,  com 280 integrantes - conforme havia antecipado o presidente Som, pois não consta o número de integrantes na documentação entregue à comissão - gastou 52 minutos.

A título de curiosidade, as escolas de samba do RJ, com 3 a 4 mil foliões têm 82 minutos para passar pelo sambódromo com 700 m de comprimento. As de SP têm um tempo mínimo de 55 minutos e máximo de 65. 

Mais uma crítica repetida há vários anos... A bateria, a alma da escola, continua desfilando sem microfone para amplificar o seu volume.