Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Brigada ganha novos voluntários

Edição nº 1370 - 12 Julho 2013

A Brigada 1 de Sacramento realizou, no último sábado, 13, no Centro do Produtor Anésio Gonçalves de Melo, mais um curso de brigadista para combate a incêndios, ministrado por Márcia  dos Santos Oliveira, da ONG Brigada 1 de Belo Horizonte. 

A entidade civil, sem fins lucrativos, foi criada em 2001, através da reunião de alguns voluntários interessados em contribuir na redução dos impactos ambientais gerados pelo mal uso do fogo. 

Falando ao ET sobre a importância do curso, Márcia disse que há necessidade de ampliar o número de brigadistas, hoje em torno de 200 no Estado. “Precisamos ampliar o número e de unidades, hoje, além da central em BH são seis unidades, mas o Estado é muito grande”, justifica. 

A ONG Brigada 1, assim como a unidade de Sacramento  e das outras cidades têm parceria com o Governo Estadual, na doação de materiais, e com empresas particulares. “Todas as unidades são mantidas por empresas, o poder público é apenas parceiro, não temos verba destinada para a Brigada”, explica. 

Explica mais Márcia que a Brigada é uma prestadora de serviços voluntários, que acaba prestando auxílio, inclusive, ao corpo de bombeiros. “Cada um tem que fazer a sua parte e o brasileiro está aprendendo a ser voluntário com essas causas ambientais’’. 


Formação dos brigadistas implica em trabalhos teóricos e práticos   

 

O curso de brigadistas consta de duas etapas: uma teórica e outra prática. “Na formação, os voluntários recebem os fundamentos básicos da ação de combate a incêndios e, na prática aí vem a hora da queima, a feitura do aceiro, como usar os equipamentos (bomba costal, chicote). Eles aprendem na prática a combater um incêndio”, afirma.

Um dos novos voluntários, é o jovem Marco Aurélio Fonseca de Jesus, 21, que fala de seu interesse pelo curso.  “Via meu amigo com a camisa da brigada,  me interessei e decidi fazer parte, ajudar a cuidar do meio ambiente, ajudar a cidade e proteger a natureza que é de  todos nós”. 

Juliana de Fátima da Silva, engenheira ambiental, veio de Araxá pra fazer o curso, explica “desde o primeiro curso aqui, penso em participar, mas só agora foi possível e vim por interesse próprio. Araxá conta com o corpo de bombeiros, mas não tem este trabalho voluntário. Vou fazer o curso e buscar informações, subsídios para fundar a Ong em Araxá”.

Maurício Puertas e Katia Franzói, casados há 20 anos e pais de dois filhos são exemplo de voluntariado na B1, e atuantes desde o início. “Abraçamos essa ideia porque nos  preocupamos  com a natureza e, é um trabalho gratificante. Se não pudermos ir os dois, pelo menos um está sempre presente, seja dia, noite, chuva, sol. Não ganhamos nada por isso, a não ser a satisfação te estarmos fazendo a nossa parte, contribuindo para a preservação da natureza”.  

 Vanina Wetzel, idealizadora e coordenadora da B1/Sacramento, lembra que a B1 começou a ser formada  na cidade em  2011 e de lá pra cá, muitos serviços foram feitos, graças aos apoios recebidos de empresas e do poder público, que cede o lugar para guardar os equipamentos.

“- A B1/Sacramento, que passa a ter agora 30 brigadistas, é uma Ong que sobrevive com o apoio de empresas e também da ajuda da prefeitura, parceira que, desde a criação, vem cedendo o almoxarifado para guardar os equipamentos e local para os cursos. A parte financeira, realmente quem ajuda são os voluntários e empresas”, explica, lembrado que as apostilas do curso são patrocinadas pelo Consórcio da Usina Hidrelétrica de Igarapava.   

De acordo com relatório de Vanina, em 2012, foram feitos 37 atendimentos em vários pontos da cidade, na zona urbana e rural e, em 2013, já combateram cinco incêndios, muitas vezes oriundos de terrenos baldios e áreas de loteamento da cidade.