Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ASSA ganha prêmio: Resgatando a cultura do Desemboque e os valores locais

Edição nº 1384 - 18 Outubro 2013

O projeto, que tem o seu foco no resgate da cultura do Desemboque, região e valores locais, beneficia diretamente os artesãos da cidade que buscam esse resgate”, explicou a presidente da associação, Leila Maria Tiago, destacando que o prêmio é inédito no 

estado de Minas.

“Foi a primeira vez que uma associação de artesãos recebeu esse prêmio no estado de Minas, o que para nós representa um grande incentivo, pois demonstra que estamos no caminho certo. Estamos utilizando o valor do prêmio na capacitação dos artesãos através de cursos e na aquisição de matéria-prima”, comemorou Leila, presidente da Associação Sacramentana de Artistas e Artesãos - ASAA. 

As oficinas e os cursos serão ministradas no Centro de Apoio ao Turista, onde funciona a loja. “É o único espaço de que dispomos, depois que perdemos a casa mantida pela Prefeitura para as oficinas. Não temos como pagar o aluguel de um espaço e vamos nos virar com o que temos”, disse mais.   

A outra boa notícia é dos preparativos da ASAA para a Feira Nacional de Artesanatos em Belo Horizonte. “Através do Programa Caixa Cultural teremos a oportunidade de participar da Feira Nacional que é patrocinada pela Caixa, e as oficinas vieram em boa hora para nos prepararmos e fazermos bonito” 

Fundada em 2001, depois de vários cursos preparatórios a ASAA entra no seu 12º ano de trajetória com 30 associados.

“- Apesar de todos as dificuldades porque passamos, crescemos muito e agora com esse Programa Caixa Cultural  vemos a oportunidade de divulgar Sacramento, a nossa cultura e crescer enquanto associação”, finaliza Leila. 

 

Curso de Gestão administrativa

O primeiro módulo, ministrado pela administradora de empresas, a uberabense Mônica Prata, abordou o tema, 'Gestão Administrativa'. “Dividido em teoria e prática, o curso avalia o que tem que ser melhorado na associação. Iniciamos fazendo um diagnóstico conjunto, para que os artesão otimizem a sua atividade. Para isso, passamos algumas ferramentas de planejamento estratégico, plano de ação para, aí sim, traçar metas para o futuro da associação”, explica.

 De acordo com Mônica, o curso faz uma análise das vendas dos produtos fabricados pelos artesãos, dentro do ambiente interno  e externo. “Por exemplo, Sacramento não tem como consumir toda a produção e a Associação precisa alavancar as vendas, então vamos usar a internet que tem dado bons resultados”, explica, reconhecendo que a ASAA têm um bom nível de empreendedorismo. “Eles já vêm numa construção de amizade e isso é importante, porque uma associação só sobrevive com o espírito do coletivo.  Vir para a associação e comercializar  independente não funciona, tem que haver o espírito coletivo”, alerta.  

O foco, a partir de agora, conforme Monica Prata destaca é buscar alternativas para a associação ter mais renda e poder suprir as suas necessidades. “As associações de modo geral, hoje, não têm dinheiro sequer para colocar um alarme, uma câmera de monitoramento, que dirá para pagar um aluguel”, analisa. Ressalte-se que nos últimos meses a loja na rua Joaquim Murtinho foi assaltada duas vezes. 

Para Monica Prata é preciso que o Poder Público invista neste segmento. “A comunidade, os órgãos públicos têm de reconhecer a importância dos artesãos e do artesanato para receber os turistas. A importância da geração de renda, são muitas pessoas que ganham dinheiro com artesanato. É um grupo que merece carinho, espaços e  recursos , porque eles dão retorno para o município, essa loja é uma receptividade da cidade”, ressalta.

Outro fator destacado pela administradora é  a questão da inclusão. “Aqui estão pessoas que não estariam no mercado de trabalho, quer seja pela faixa etária, por problemas de saúde,  deficiências diversas. E há que se destacar o bem social e psicológico  que faz para as pessoas que trabalham com artesanato, que estão inseridas num grupo. Muitas pessoas abandonam os consultórios médicos pelo fato de estar se sentindo útil, através do artesanato. Aqui há acolhimento, convivência. E, neste bem estar social não é só  o poder público, as empresas  também podem comprar essa ideia da responsabilidade social, através das leis de incentivo fiscal”, informa.

Finalizando, Mônica Prata elogia o trabalho dos artesãos locais e vai levar peças para um evento em Uberaba. “A conscientização dos produtos sustentáveis, o reaproveitamento de matérias primas é muito grande nos artesãos da ASAA. São trabalho excelentes e de muito bom gosto, como as sacolas de sacos de cimento, de banners  e outros materiais’’, reconhece. 

 

Finaliza, informando que vai levar alguns trabalhos para expor em Uberaba. ‘‘Na culminância do projeto, vamos levar esses trabalhos sustentáveis de muito bom gosto e de excelente qualidade”, destaca Monica Prata, lembrando que com isso acaba fazendo um intercambio cultural entre as cidades.