Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Unimed e Scala realizam Olimpíadas do Peso na cidade

Edição nº 1338 - 30 Novembro 2012

Um equipe de profissionais da saúde, da Unimed de Uberaba, coordenada pelo médico, Luciano Santiago, passou a manhã do último domingo, 25, em Sacramento, para mais uma etapa da Olimpíada do Peso. “- As empresas e organizações participantes saem ganhando com colaboradores mais motivados e a redução das despesas com saúde”, justifica Santiago, médico Diretor de Recursos Próprios da Unimed Uberaba, ressaltando que “o programa elaborado pela equipe interdisciplinar da Medicina Preventiva, é eficiente, fácil de ser aplicado, e com resultados expressivos”. Promovido pelo setor de Saúde Integral da Unimed Uberaba, o evento tem como objetivo educar e estimular a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis, através de uma disputa positiva entre as empresas participantes: Distrive,   Codau, Algar e CNEC, de Uberaba; e Laticínios Scala, de Sacramento. 

Nem mesmo a chuva fina que caiu durante toda a manhã espantou o ânimo dos atletas, que, sob o comando da educadora física, Simone, iniciaram a caminhada em torno do Bosque do Ipê, com alongamentos e exercícios, além de muito som para animar os concorrentes. 

De acordo ainda com o médico Santiago, a medicina preventiva é o carro chefe da Unimed. “Sabemos hoje que a obesidade é a causa de inúmeras doenças crônicas do adulto, com uma frequência  muito alta de problemas cardiovasculares, neurológicos e metabólicos  e a nossa intenção é chamar a atenção   de todos para práticas de hábitos saudáveis”, salientou.

 Entre os hábitos saudáveis, Santiago alertou para a importância do esporte. “A prática esportiva é extremamente importante para a qualidade de vida das pessoas”, disse,  destacando que “a atividade física tem que ser bem orientada por profissional da área e, para o seu acompanhamento e avaliação, devem estar envolvidos vários profissionais, como médico, endocrinologista e nutricionista”, alertou.

A equipe técnica da Unimed composta por Dimas,  da área  de Marketing; membros da equipe preventiva Daniela e Renata (nutricionistas); Simone (educadora física); Vladimir da área  de relacionamento empresarial; Aline  Dutra;  coordenadora da área de prevenção;  Ana Maria Manzan, gerente de recursos próprios e as funcionárias do ambulatório da  Unimed local, a enfermeira Carla Pereira e a auxiliar Márcia. 

O jovem José Luiz da Cunha, presidente da CIPA, da empresa  Scala, falando da Olimpíada do Peso, apoiou a iniciativa e enalteceu a sua importância junto aos funcionários da empresa. “Nossa participação é resultado de uma parceria com a Unimed para cuidar da saúde dos funcionários da empresa. Embora seja uma competição, antes de qualquer premiação, antes de recebermos ou não o título de 'Empresa Saudável', que vai para a empresa vencedora da Olimpíada, todos já estamos ganhando, porque estamos falando de hábitos saudáveis, de esporte, de qualidade de vida, portanto, estamos promovendo uma prevenção contra doenças e isso já é uma grande vitória”, avaliou. 

Desde o mês de setembro, os funcionários do Scala participam de caminhadas e exercícios físicos, que vão até o dia 12 de dezembro, sempre acompanhados com Educador Físico, contratado pela empresa, com atividades diárias das 18h30 às 19h30.